[:pt]Corta-relva criado por ex-alunos do IST ganha concurso em França[:]
[:pt]Um corta-relva autónomo para campos de golfe, criado por uma empresa composta por três antigos alunos do Instituto Superior Técnico e por um da Universidade Nova de Lisboa, venceu um concurso internacional de robótica em Lyon, França.
O Golmow – nome dado a este novo corta-relva – é totalmente elétrico e autónomo, com uma aplicação própria que permite à máquina circular com grande precisão, através da navegação por GPS, e foi criado pela Selftech, que quer colocar a robótica ao serviço das tarefas quotidianas.
João Estilita, antigo aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, acredita que o Golmow irá “revolucionar a manutenção dos campos nos próximos anos, permitindo que as zonas conhecidas como ‘fairways’ ou pistas sejam cortadas de uma forma completamente autónoma e limpa”.
Com esta distinção, a empresa “espera conseguir captar a atenção de novos investidores”, numa altura em que está em curso “a segunda fase de investimento para começar o processo de industrialização e comercialização”, lembrou o engenheiro.
O projeto é cofinanciado pelo Quadro de Referência Estratégico nacional (QREN).[:]