Valores Próprios

[:pt]IST participa no desenvolvimento do MobiPag[:]

[:pt]

O Instituto Superior Técnico é uma das três instituições universitárias envolvidas no projeto nacional de desenvolvimento do MobiPag, uma tecnologia de pagamento através do telemóvel, destinado a transações de valor reduzido.

O MobiPag, que foi apresentado na Universidade do Minho na semana passada, é uma solução de pagamento de compras de valor reduzido que funciona através da instalação de uma aplicação nos telemóveis do comerciante e do comprador.

A tecnologia permite aos vendedores disponibilizarem um sistema eletrónico de pagamento, com menos custos do que os terminais para cartões bancários tradicionais, explica o professor Carlos Ribeiro. Torna-se apenas necessário que comerciante e comprador tenham a aplicação instalada no telemóvel, que terá que operar com sistema Android e integrar o sistema NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação a curta distância.

Estes requisitos restringem o número de potenciais utilizadores mas, diz Carlos Ribeiro, isso não é problema porque se está a trabalhar em tecnologia “para daqui a dois ou três anos”, onde este tipo de sistemas será vulgar. Esse espaçamento temporal, explica, dá aos investigadores “tempo” para preparar o MobiPag para o mercado.

“Neste momento, falta sobretudo arranjar uma entidade que faça a gestão central do sistema, como a SIBS com a rede multibanco”, afirma o professor do IST. Além disso, procuram-se também investidores e formas de tornar o sistema rentável, o que poderá passar pela cobrança de uma taxa, à semelhança do que se passa com a rede multibanco.

A tecnologia, totalmente nacional, tem vindo a ser desenvolvida por um consórcio de que fazem parte, além do IST, a Universidade do Minho e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como as empresas Cardmobili, Creativesystems, Multicert, Wintouch e Portugal Telecom Inovação. Outras entidades envolvidas no processo são os CTT, a SIBS (gestora da rede multibanco), os bancos Millenium BCP, BES, BPI e Caixa Geral de Depósitos, a MasterCard Europa, a Visa Europa e também os operadores Vodafone, TMN e Optimus.

Outras notícias sobre o MobiPag podem ser vistas aqui, aqui ou aqui.

[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.