[:pt]”As empresas sabem que fazem aqui muito bom recrutamento”[:]
[:pt]A 25.ª JobShop do Instituto Superior Técnico, organizada pela Associação de Estudantes de 16 a 18 de abril, terminou com a tradicional Sessão de Encerramento, que contou com a presença do vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, professor Eduardo Pereira, do presidente do IST, professor Arlindo Oliveira, e do presidente da AEIST, João Pedro Costa.
Numa sessão que ficou marcada pelos elogios à organização e à iniciativa, “muito valiosa”, segundo o presidente do Técnico, o professor Eduardo Pereira fez questão de lembrar que estas feiras de emprego “funcionam nos dois sentidos”. “Há alturas em que são sítio onde vocês procuram emprego, mas noutras são as empresas que vêm cá procurar-vos, aos melhores”, referiu. Tudo, porque “as empresas sabem que fazem aqui muito bom recrutamento”.
Para o professor Arlindo Oliveira, a JobShop é um complemento “à excelente formação académica” que o IST oferece, já que se pretende que que “os alunos tenham noção do mercado de trabalho”. Por isso mesmo, “falarem aqui com as empresas é fundamental”, considera.
“Qualquer iniciativa que exista para melhorar as oportunidade dos alunos é de saudar”, concluiu o presidente do IST, que expressou o desejo de, no próximo ano, ver a 26.ª edição com igual sucesso.
João Pedro Costa, por seu lado, focou-se no trabalho continuado da AE de “enriquecimento” dos currículos e formação dos alunos, muitas vezes elaborado pelo Gabinete de Emprego, Formação e Empreendedorismo (GEFE).
“A AE tem feito o trabalho de dar a conhecer atempadamente o que as empresas têm para dar aos alunos que vão deixar de o ser”, referiu o seu presidente. Além disso, falou também sobre o novo modelo da JobShop, com workshops e conferências, que “traz uma mais-valia, ao favorecer uma maior aproximação dos alunos às empresas”.
Os presentes, cada vez mais numerosos à medida que a sessão progredia, foram ainda presenteados com uma atuação da TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, que interpretou os temas ‘Esta Lisboa que eu amo’, ‘Ontem, hoje e amanhã’ e um medley dedicado à cidade de Lisboa.[:]