[:pt]Celebração do Dia do Técnico[:]
[:pt]Dia 23 de maio foi dia de festa no IST, com a celebração do Dia do Técnico, que em 2013 completou 102 anos de existência.
O evento contou com a presença do professor Marcelo Rebelo de Sousa, “há muitos anos ligado afetivamente” ao Instituto Superior Técnico, de que ajudou a escrever os estatutos. Com um discurso muito focado na nova realidade que a fusão das Universidades (Técnica e Clássica) trará para as várias escolas e, sobretudo, para o Técnico, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de deixar palavras elogiosas à instituição.
“Este é o exemplo de uma Escola que funciona. É de louvar a vivência do espírito desta escola: a presença de antigos e atuais alunos e professores nestes eventos mostra isso mesmo”, afirmou. “Estamos a criar uma nova Universidade – em que a minha faculdade [Faculdade de Direito da UL] é muito pequenina e o IST é muito grande – onde o vosso papel e o vosso desafio são enormes. Têm o desafio de serem os melhores, de atrair os melhores talentos.”
Sem esquecer os agradecimentos a todos os presentes, o professor lembrou que um dos grandes desafios da Universidade será aproveitar as oportunidades da multidisciplinaridade que uma Instituição, como lembrou o professor António Cruz Serra, que “agrupa todas as áreas do saber”, tem.
O reitor da UTL, que encerrou a sessão solene, teve um discurso muito crítico das atuais políticas públicas e educativas, mas apelou à união e expressou uma vontade: “Espero muito da nova Universidade. Espero que criemos não só uma Universidade grande, mas uma grande Universidade, com força para mudar políticas”.
As outras intervenções das cerimónias solenes foram feitas pelo presidente do IST, professor Arlindo Oliveira, e pelo professor Carlos Matos Ferreira, que antecederam as múltiplas entregas de condecorações e prémios a docentes, alunos e funcionários do Técnico.
Os prémios de excelência no ensino 2011/12 foram entregues a mais de 80 docentes do Técnico; mais de 40 alunos foram condecorados com prémios da Caixa Geral de Depósitos e com diplomas de mérito; finalmente, 31 funcionários não-docentes foram homenageados por completarem 25 anos ao serviço do IST.
Depois da celebração, foi a vez de fazer a festa com os alumni, que a partir das 18 horas encheram o campus do Técnico para rever colegas, revisitar salas de aulas e laboratórios e relembrar memórias.
Durante longas horas, os antigos alunos puderam assistir a diversas atuações, a palestras e debates organizados pelos diversos departamentos e, finalmente ao primeiro Sarau Cultural do IST, que contou com a presença da Tuna Feminina do IST (TFIST), da Tuna Masculina do IST (TUIST), da Tuna Mista do IST (TMIST), da Rádio Zero, do Grupo de Cantares Tradicionais do IST e do Grupo de Teatro do IST.[:]