[:pt]Tese de mestrado de estudante do Técnico ganha Fraunhofer Portugal Challenge 2013[:]
[:pt]André Santiago, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, conquistou o 1º prémio da categoria “Teses de Mestrado” no concurso Fraunhofer Portugal Challenge 2013 com a tese desenvolvida no Instituto de Telecomunicações (IT) “Broadband UHF RFID Passive Tag Antenna for Near-Body Operation”, sob a orientação dos investigadores do IT, Prof. Carlos Fernandes (IST) e Prof. Jorge Costa (ISCTE-IUL).
O estudante desenvolveu uma etiqueta inovadora para sistemas de identificação por radiofrequência (RFID tag) que tem como principais características a possibilidade de operação na vizinhança de superfícies habitualmente problemáticas para a tecnologia, a interoperabilidade mundial, o baixo custo e o elevado alcance de leitura.
Segundo André Santiago, a tecnologia de RFID usando tags providos de códigos de identificação únicos (como acontece, por exemplo, na Via Verde) apresenta-se neste momento como um dos métodos mais promissõres para o reconhecimento de bens, pessoas e objectos.
O dispositivo de baixo custo desenvolvido pelo jovem investigador resolve alguns desafios relacionados com a sua utilização junto a certas superfícies (nomeadamente metais, líquidos e o corpo humano) e poderá ser aplicado, por exemplo, na identificação de pacientes em hospitais ou na gestão de stocks em armazéns, supermercados ou lojas.
De um vasto número de candidaturas recebidas de todas as Universidades do país, o júri seleccionou seis finalistas – três na categoria Mestrado e três na categoria Doutoramento. Os estudantes premiados foram convidados a fazer a apresentação pública das suas ideias no evento de encerramento do concurso, que decorreu nas instalações da Fraunhofer AICOS no Porto, no dia 30 de Outubro de 2013.[:]