[:pt]GASTagus vence prémio de 25 mil euros[:]
[:pt]O GASTagus, Grupo de Ação Social do Tagus, um núcleo criado por estudantes do Técnico e que pretende “alertar e incentivar a juventude para a descoberta e promoção da dignidade humana através da realização de atividades de voluntariado em Portugal e África”, venceu o Prémio Voluntariado Jovem Montepio.
Ao prémio, no valor de 25 mil euros, candidataram-se 38 projetos, e o GASTagus foi o grande vencedor. Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, afirmou que a escolha foi difícil: “Considerámos, por unanimidade, que o GASTagus tem um trabalho feito de continuidade, um rigor muito grande e todos os conceitos de voluntariado muito bem integrados”.
Para Nuno Amarante, presidente do grupo de ação social, a vitória foi “uma honra” e um “voto de confiança”, que carrega também grande responsabilidade. “Esta é uma iniciativa extraordinária que permite combater o ceticismo que existe e mostrar a força da juventude portuguesa”, afirmou.
Apoio escolar, formação de profissionais de saúde, apoio a mães adolescentes e a pessoas com patologias psiquiátricas, acompanhamento de idosos, explicações a jovens carenciados e relançamento da Educação Física nas escolas de Moçambique são alguns dos exemplos de áreas de atuação do GASTagus, que já enviou mais de 200 voluntários para ações internacionais.[:]