[:pt]Equipa do Técnico garante medalha de bronze na SWERC’2013[:]
[:pt]A equipa “Lutadores do Foo”, única representante do Técnico na mais recente edição da SWERC, foi a Valência arrecadar o 11.º lugar na conhecida ompetição de programação, entre 44 participantes. Esta foi a segunda melhor posição alguma vez alcançada por uma equipa do IST, depois de em 2009 outra equipa ter assegurado o 9.º lugar da SWERC.
Na competição, os alunos um conjunto de 10 problemas para os quais têm que “pensar numa solução”, explica o professor Alexandre Francisco, responsável pelo acompanhamento da equipa. “Têm que ler e interpretar o problema e pensar numa solução que depois implementam numa linguagem de programação.” Há, claro, constrangimentos de tempo e “espaço” (neste caso, memória disponível), o que faz com que os participantes tenham que “ter bons conhecimentos e combinatória, algorítimica, matemática, etc”, na opinião do docente.
Francisco Huhn, Rafael Schimassek e Raúl Penaguião cumprem os requisitos e são “a mais consistente” equipa do Técnico neste momento. Isto, apesar de Francisco estar neste momento em Toulouse, em Erasmus. “Isso não o impede de competir, só de participar nos treinos com eles. Quando é preciso, vem participar nos torneios”, explica Alexandre Francisco.
Mesmo com pouco treino, e a competir com equipas “quase profissionais”, que cumprem treinos rigorosos com treinadores contratados especificamente para acompanhar as equipas, “portaram-se bem”, diz o responsável. Por isso mesmo, o 11.º lugar, e consequente medalha de bronze (atribuída aos classificados entre o 9.º e o 12.º lugar), é uma “vitória”.[:]