[:pt]Experimentar a ciência no Técnico[:]
Na última semana, a Semana da Física juntou-se ao Explora Materiais para mostrar a ciência a jovens dos 4 aos 18 anos – em quem sabe, incutir-lhes o gosto pela Física e pela Engenharia de Materiais.
À chegada ao pavilhão central do Técnico, é fácil observar o átrio central completamente cheio de “pequenos cientistas”: em frente às várias bancadas, as experiências organizadas pelos alunos do curso de Engenharia Física Tecnológica dão a conhecer as forças, a luz ou as ondas. E são, como sempre, um sucesso.
“Esta experiência é claramente um dez!”, diz uma aluna do secundário, inquirida pelo professor que a acompanha, enquanto se senta numa cadeira que gira, apenas com a força de uma roda em movimento. Ao lado, na “bancada dos choques”, algumas raparigas estão de pé atrás em relação a tocarem num monitor que dá choques: “não dói quase nada!, vá”, incentivam os colegas.
No piso de cima, no Salão Nobre, são os estudantes de Engenharia de Materiais que tomam conta das ocorrências. “Queremos cativar os alunos, mostrar-lhes para que serve a engenharia de materiais. Além das experiências, também temos uma zona dedicada à relação com as empresas, em que mostramos como é que os diferentes materiais podem ser utilizados na indústria”, explica Cláudia, uma das organizadoras.
Há a zona dos metais, dos polímeros, das cerâmicas. Em cada uma delas, uma experiência montada para mostrar as suas diferentes propriedades: “Uma das preferidas é a do azoto líquido, em que pegamos numa borracha maleável que, depois de ficar em contacto com o azoto, fica totalmente quebradiça”.
À saída, todos os visitantes – alunos e professores – são convidados a assinar o livro de visitas: “Parabéns, está muito bem conseguido”, “foi a melhor parte do dia” e “estava com dúvidas sobre o que queria seguir e as apresentações foram muito esclarecedoras” são apenas alguns dos comentários que ficarão guardados para memória futura.[:]