[:pt]’A Rede Social’ abre ciclo de cinema no Técnico[:]
[:pt]O filme de David Fincher, TheSocialNetwork no original, foi o primeiro a ser exibido no âmbito do ciclo “Cinema às Quartas no Técnico”, no passado dia 7 de novembro, no anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico.
A Rede Social, vencedor de três Óscares, abriu as hostilidades do ciclo de cinema americano no Técnico e deu o mote ao debate sobre Empreendedorismo que se seguiu, com Vasco Pedro, investigador do IST, e Mário Silva, professor na instituição. Os dois, moderados pela professora Palmira F. Silva, presentearam alunos e docentes com um enriquecedor debate sobre os desafios da criação de novas empresas e sobre o respectivo panorama nacional e internacional. Entre painel e plateia, acabaram por ser identificados como os principais entraves ao empreendedorismo em Portugal: a necessidade de investimento nas chamadas “Start-Up”, a falta de uma cultura empreendedora e também uma certa dificuldade de captar investigadores e alunos para novos projetos. “As Start-Up têm que ser sexy. Têm que atrair os alunos”, lembrou Vasco Pedro. Foi ainda referido que seria útil o agendamento de um debate que incluísse a comparação entre a realidade Americana e a Europeia neste domínio, nomeadamente com a participação de um orador Americano especialista.
O evento, que decorre até dia 5 de dezembro, é promovido pela embaixada dos Estados Unidos da América/American Corner e pelo IST, que desde junho de 2010 tem no seu campus um “American Corner”. Na próxima sessão, que tem lugar no dia 15 pelas 18 horas, será exibido um episódio da famosa comédia The Big Bang Theory.[:]