[:pt]BITalino volta a dar que falar[:]
O projeto BITalino, “uma espécie de kit faça você mesmo, que disponibiliza sensores fisiológicos” com aplicações em áreas muito diversificadas, do aluno de doutoramento Hugo Silva, voltou a dar que falar, depois de no início do ano o investigador ter sido considerado uma das apostas para este ano.
O BITalino, que “permite medir não só os nossos sinais musculares e cardíacos (…) como a nossa reação emocional”, foi o primeiro produto português a alguma vez figurar no catálogo da SparkFun – um dos maiores revendedores mundiais no sector do hardware faça-você-mesmo.
Além disso, o BITalino foi utilizado como base para outro projeto, “Protect Your Back”, uma aplicação que monitoriza a postura corporal através de um smartphone, que arrecadou a segunda posição de prémios do público no CodeBits, um evento de programação organizado pelo Sapo. O vencedor dos prémios do júri também incorporou o BITalino como parte do projeto Nelo: Wearable Open Hardwar for Polio Patiens, que pretende auxiliar a movimentação dos doentes com poliomielite.[:]