Valores Próprios

[:pt]Dia Aberto no campus Taguspark[:]

[:pt]final

Decorreu, no dia 26, mais uma edição do Dia Aberto no Campus Taguspark, um evento que pretende mostrar a realidade da escola a todos os alunos do básico e secundário que a queiram conhecer, através da organização de atividades diversas.

Este ano, os alunos do 3.º ciclo e secundário, de várias escolas, que visitaram o campus puderam experimentar soldar, com a ajuda do N3E, observar o voo de um drone, com o NEETI e participar num desafio de engenharia, patrocinado pelo IEEE, onde o objetivo foi construir uma catapulta com materiais básicos: lápis, palhinhas, esfregões, elásticos e fita-cola.

“Cuidado com as cabeças!” ouve-se, no meio do conjunto de mesas onde dezenas de estudantes estudam a melhor forma de lançar uma bola de pingue-pongue o mais longe possível. Depois de cerca de uma hora, é hora para a competição, e a festa é grande: afinal, quem não gosta de sair vencedor, mesmo num jogo amigável?

Uns metros ao lado, alguns alunos estão a saber mais sobre o FIRST LEGO League, um evento mundial que permite a jovens entre os 9 e os 16 anos aprender ciência e tecnologia ao mesmo tempo que brincam. Aqui, são eles que, baseados nas tradicionais peças de LEGO, fazem todo o trabalho, programando robôs ou chegando a soluções inovadoras para vários problemas – no Taguspark, uma equipa mostra alguns dos robôs que já foram criados.

Durante a tarde, as atividades repetem-se, mas podemos acompanhar outras, como aquilo que os jovens descrevem como “um jogo de negócios entre países”, organizado pelo NEEGI. Aqui, cada equipa representa um país que tem que se basear nos seus pontos fortes (no Brasil, por exemplo, este seria a cana de açúcar, é-nos explicar por uma das participantes) para conseguir fazer negócio com os países vizinhos, o que, em último caso, lhes permite acumular capital. A atividade parece um sucesso.

Ao lado, um pequeno grupo experimenta Leap Motion, um software que permite fazer corresponder aos movimentos de uma mão as ações semelhantes no computador – mas o jogo parece difícil. “Fui muito melhor que tu”, exclama um dos participantes: como nas outras atividades, o espírito competitivo impera.

O Dia Aberto do campus Taguspark está inserido na Semana da Cultura Científica que decorre, até sexta-feira, neste campus, e que permite a estudantes de várias idades participar em workshops de aplicações web, desenvolvimento de jogos, física ou soldadura.

Pode ver o vídeo do evento aqui.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.