[:pt]Pequeno-almoço com alumni é um sucesso[:]
A primeira edição das Alumni Talks – um evento que reúne, ao pequeno-almoço, um grupo de alunos do Técnico e vários alumni de sucesso – decorreu no dia 10 de dezembro, no Salão Nobre do IST.
O evento, organizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), serviu como momento de networking e ajudou os alunos a perceber a realidade do mercado de trabalho, o que os empregadores procuram, e a perceber o seu nível de preparação – para alguns, foi até uma oportunidade de recrutamento.
Os engenheiros Manuel Lopes da Costa (ex-aluno de Eng. Civil e Advisory Leader na PwC Portugal), Bernardo Meyrelles (ex-aluno de Eng. Mecânica e Chief Country Officer do Deutsche Bank Portugal), Pedro Marques (ex-aluno de Eng. Eletrotécnica e Diretor Adjunto do Banco de Portugal) e Francisco Veloso (ex-aluno de Eng. Física e Tecnológica e Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics) juntaram-se aos professores Arlindo Oliveira, Luís Caldas de Oliveira e Afonso Barbosa, e aos engenheiros Francisco Sanchez (AAAIST) e Marcos Ribeiro (Santander Universidades) e falaram com os alunos finalistas sobre a sua experiência, a sua formação e as suas expectativas.
Para o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, eventos deste género servem aos mais novos e mais velhos: “Os alunos devem aproveitar para fazer muitas perguntas, perguntar tudo o que quiserem saber. Para os mais velhos, este evento serve para que conheçam os nossos alunos e, quem sabe, para fazer recrutamento”.
“Espero que este seja o primeiro de muitos eventos do género (…), a nossa comunidade de ex-alunos é muito rica, e os nossos alumni desempenham hoje papéis fundamentais para o nosso país.”
Ao longo de quase duas horas – para as quais os alunos vieram vestidos a rigor, como se de uma entrevista se tratasse – houve perguntas sobre o percurso académico mais valorizado, pedidos de conselhos e troca de business cards. Para duas felizardas, à procura de emprego depois de terem concluído o curso, o pequeno-almoço serviu até para garantirem um emprego numa das empresas mais conceituadas do país.
No final, reina no Salão Nobre um sentimento de alegria: “Gostei muito deste modelo de evento, mais informal, em que conhecemos os alunos, e repeti-lo-ia em qualquer altura”, explica o engenheiro Pedro Marques.
“Encontrei aqui alunos extremamente interessados e muito bem preparados. Tenho a certeza que o futuro do país, pelo menos na área da engenharia, está garantido.”
A opinião é partilhada por Bernardo Meyrelles, que diz ter “muita esperança” nos alunos que aqui encontrou. As razões para participar neste evento? “O Técnico teve um enorme contributo na minha carreira e na minha vida, e esta é uma forma de estar próximo da escola e retribuir tudo aquilo que fizeram por mim. Faz parte do nosso trabalho ajudar e orientar as suas opções.”[:]