[:pt]CoderDojo no Técnico para mostrar aos jovens a Engenharia Informática[:]
Decorreu, no último sábado, a primeira edição da iniciativa CoderDojo no Técnico, uma série de sessões organizadas por um grupo de alunos da Licenciatura em Engenharia Informática que pretende dar a conhecer esta área aos jovens.
“A noção que os jovens têm sobre Engenharia Informática não é a mais correta”, explica Margarida Correia, uma das organizadoras. “Como tal, decidimos que uma iniciativa destas poderia tentar clarificar a noção que os jovens têm e introduzi-los no mundo da Programação.”
A iniciativa é dirigida aos jovens do 8º ao 11º ano de escolaridade, que são depois divididos em dois grupos consoante o seu nível de escolaridade (3.º ciclo ou secundário). Durante as três horas que dura cada sessão, fazem exercícios de programação e atividades em que trabalham com robôs.
Nesta primeira sessão, estiveram presentes quase 50 jovens – superando, em larga escala, os 15 a 20 que se esperavam. Aliás, a próxima sessão, que decorre no dia 7 de feveiro, tem já as vagas esgotadas, explica Margarida Correia. “Acho que isso também comprova o sucesso do evento”, que surgiu no âmbito de uma cadeira do curso (Portfólio) obrigatória para todos os estudantes.
“Foi a primeira vez que frequentei e adorei”, disse um dos alunos questionados no final deste primeiro CoderDojo. “Tenho esperanças de voltar no futuro para aperfeiçoar as minhas capacidades de programação.” E os pais, muitos deles presentes, também gostaram: “Não temos grandes críticas a fazer, porque eles voltaram entusiasmados e querem aprender mais”, afirmou um deles.
As sessões do CoderDojo no Técnico decorrem no primeiro sábado de cada mês, entre as 15 e as 18 horas, no campus da Alameda, e os jovens são orientados por alunos de Engenharia Informática. Mais informações podem ser encontradas na página, aqui.[:]