[:pt]Jornadas de Engenharia do Ambiente inauguram IST Career Weeks 2015[:]
Começou esta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, a sexta edição das Jornadas de Engenharia do Ambiente, curiosamente sob o lema “Leading the Way to Innovation” (Liderando o Caminho para a Inovação), já que, este ano, abrem o caminho para as IST Career Weeks.
Na sessão de abertura, em que também estiveram presentes a professora Maria do Rosário Partidário, coordenadora cessante do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, e o Dr. Paulo Lemos, secretário de Estado do Ambiente, o professor Rogério Colaço, vice-presidente do Técnico, lembrou que “o Técnico vive dos seus alunos e das suas iniciativas”. “Esta é mais uma iniciativa que nos permite dizer que os nossos alunos são os melhores.”
O Dr. Paulo Lemos aproveitou o momento para, perante um Centro de Congressos bastante composto de interessados no tema, falar sobre a evolução da política ambiental em Portugal nos últimos anos, afirmando que estamos perante uma “nova geração de política do Ambiente em Portugal”. “Uma característica desta área é que a política ambiental não se promove por decreto, é preciso que a sociedade civil a sinta como uma necessidade”, lembrou, antes de explicar que o progresso nos últimos anos é enorme. “Estamos, em muitas áreas, melhor do que a média da União Europeia.”
Logo depois da sessão de abertura teve lugar o primeiro painel das Jornadas, intitulado “Cidade Sustentável: A Evolução Energética”, que contou com intervenções do professor Eduardo Oliveira Fernandes (FEUP), professor Paulo Ferrão (IST), Eng. Rui Fragoso (ADENE), Eng. João Marcelino (Homegrid) e professor Tiago Farias (IST e CML), e moderação da professora Tânia Sousa (IST).[:]