[:pt]Plano Estratégico: “IST é agora uma escola de referência internacional”[:]
“O IST é agora uma escola de referência internacional. Concentrarmo-nos em ser a escola de referência em Portugal é assumidamente pouco”: foi com estas palavras que o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, abriu a sessão de apresentação do novo Plano Estratégico da escola, sob o lema “A School for the World”.
O novo Plano Estratégico, “fruto de um longo processo de um ano”, “terá certamente consequências para a Escola”, explicou o presidente, antes de afirmar que este se divide em três orientações estratégicas: ambiente de aprendizagem ao nível das melhores escolas mundiais, investigação de topo e impacto global.
“‘A School for the World’ define a nossa visão para a Escola (…). Este é um Plano Estratégico bastante ambicioso, o que, com as limitações de financiamento e os procedimentos burocráticos, pode parecer um contrassenso. Mas temos que nos abstrair dos problemas ou então, daqui a dez anos, teremos passado o tempo a resolver miudezas e não teremos levado a Escola na direção que queremos.”
Depois da apresentação do plano por parte do presidente, com o auxílio dos professores Luís Silveira e Luís Caldas de Oliveira (vice-presidentes) e da professora Raquel Aires-Barros (presidente do Conselho Pedagógico), houve espaço para a discussão de alguns pontos do documento com a plateia. A capacidade de conseguir financiamento para projetos, a relação preferencial com os países de Língua Oficial Portuguesa, e também com outras faculdades da Universidade de Lisboa, as possíveis alterações ao financiamento das instituições de Ensino Superior e a visibilidade online do Técnico foram alguns dos temas abordados pelos presentes.
O novo Plano Estratégico pode ser consultado aqui.[:]