Valores Próprios

[:pt]Segunda sessão do CIO at Técnico discute TI na indústria do Oil&Gas[:]

[:pt]final

Gonçalo Oliveira, CIO de Sistemas de Informação na Galp Energia, foi o orador convidado para a segunda sessão do CIO at Técnico, uma iniciativa do Departamento de Engenharia Informática que procura inserir-se no diálogo sobre os atuais desafios da área, trazendo até ao Técnico responsáveis de topo da informática de grandes organizações.

Perante uma plateia bem composta, Gonçalo Oliveira discursou sobre o papel das Tecnologias de Informação (TI) numa área de operação tão sensível e que mexe com milhões. “Encontrar um furo [de petróleo] hoje em dia já não depende unicamente dos geólogos e outros profissionais. Faz-se com os sistemas de informação, que são absolutamente críticos”, explicou.

“Temos cerca de 200 aplicações relevantes ativas neste momento”, realçou o CIO, antes de abordar os detalhes técnicos da configuração dos sistemas, da estrutura da rede e da manutenção de todas as aplicações. “Os sistemas operativos, numa grande empresa, têm o imperativo de seguir o negócio e, mais do que isso, de estar à frente dele, porque a qualquer momento temos que conseguir responder aos pedidos para novas ações.”

Para o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, eventos como este representam “a ligação importante que a escola mantém com o mundo real e a sociedade”, e mostra que o que se ensina no Técnico sai do papel e tem “aplicações reais”. “Esta é uma oportunidade única para perceber os desafios que uma empresa como a Galp, com quem temos muitas ligações, enfrenta a nível das TI.”[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.