[:pt]”O céu é o limite” no segundo dia das JEQ[:]
A XXVIII edição das JEQ – Jornadas de Engenharia Química decorre até sexta-feira, e durante três dias, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico.
Esta quinta-feira, o destaque foi para a sessão “Engenharia Química – o céu é o limite!”, que contou com a presença de vários antigos alunos que hoje ocupam cargos em algumas das maiores empresas da área. Um desses é o Doutor Lino Dias, atualmente a trabalhar na gigante alemã Bayer.
“Vim aqui contar a minha história e tentar, pelo menos, inspirar alguns de vocês que possam ter um percurso semelhante ao meu”, começou por dizer, antes de contar um pouco do seu percurso, numa pequena palestra que primou pela informalidade e onde deixou alguns conselhos, por exemplo em relação às candidaturas a empresas. “Não façam candidaturas-tipo para dispararem em todas as direções. Apostem numa candidatura como se fosse um exame, levem a coisa a sério.”
“No final de contas, quando temos uma carreira profissional, temos é que pensar no que verdadeiramente interessa: na Bayer, o fundamental é tornar a vida das pessoas melhor, e isso vê-se todos os dias.”
Outros oradores convidados na sessão foram a Eng.ª Andreia Pereira (Banco Popular), o Eng.º Luís Araújo (Ordem dos Engenheiros e Associação Portuguesa de Empresas Químicas), o Eng.º André Alexandre (Solvay), a Eng.ª Rita Niza (Galp) e a Doutora Susana Teixeira (Deuteration Laboratory).[:]