Valores Próprios

[:pt]Serge Haroche: “A teoria da Física Quântica tem sido a mais bem-sucedida da ciência”[:]

[:pt]Serge+Haroche__057

O Instituto Superior Técnico recebeu, esta quarta-feira, o professor Serge Haroche, prémio Nobel da Física em 2012, para uma palestra sobre “Power and Strangeness of the Quantum”, em que abordou as bases da teoria quântica e explicou um pouco das experiências que estão a ser feitas nesse campo.

“A teoria da Física Quântica tem sido a mais bem-sucedida da ciência”, começou por dizer, perante um Salão Nobre totalmente cheio. “Apesar disso, houve muita contestação, porque os princípios desta teoria são muito contra-intuitivos: a Física clássica não consegue explicar os fenómenos a nível microscópico.”

Ao longo de cerca de uma hora, Serge Haroche abordou um pouco da história da teoria quântica, “que deu os primeiros passos há pouco mais de um século”, e alguns dos princípios que a regem, antes de lembrar que foram os conhecimentos nesta área que permitiram criar tecnologias que hoje estão muito presentes no dia-a-dia: computadores, lasers, relógios atómicos e GPS, bem como técnicas de ressonância magnética.

Haroche, que ocupa o cargo de presidente do Collège de France, em Paris, falou ainda sobre o distinção com o prémio Nobel, em 2012, que partilhou com David J. Wineland, destacando o facto da Física Quântica ser uma área com grande relevo a nível mundial. “Nós não somos, nem fomos, os únicos a trabalhar nesta área: há centenas de grupos a trabalhar neste campo, nós apenas fomos escolhidos por sermos mais experientes e termos estudos que espelham bem o que se faz, hoje, na Física Quântica.”

Finalmente, concluiu: “A investigação, sem a qual não podemos criar novas tecnologias, precisa de dois ingredientes fundamentais: tempo e confiança [time and trust]. Infelizmente, isso é exatamente aquilo que as leis de mercado não facilitam.”[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.