[:pt]”O mais importante é manter os clientes”[:]
[:pt]Rui Vinhas da Silva, professor de Marketing e Gestão no ISCTE, foi o convidado para mais uma Aula Aberta de Empreendedorismo que, nos dias 18 e 20 de dezembro, trouxe vários alunos aos anfiteatros do Instituto Superior Técnico.
A apresentação, intitulada The Marketing Planning Process, focou-se precisamente nos apetos essenciais do desenvolvimento de um plano de Marketing e veio, mais uma vez, ao encontro das necessidades dos alunos que ao longo do semestre elaboraram um plano de negócio em várias cadeiras de Empreendedorismo.
Abordando os vários passos do processo, desde a necessidade de estabelecer objectivos em definidos às próprias estratégias de marketing, passando pela análise profunda do produto e as necessidades do público-alvo, Rui Vinhas da Silva deu especial atenção aos clientes. “O mais importante é saber manter os clientes, até porque é muito mais caro atrair outros”, referiu: “A satisfação do cliente é absolutamente fundamental.”
Além disso, relembrou a importância da inovação dos produtos: “Ser diferente é o que atrai, é o que distingue. E, por isso mesmo, precisam que os vossos clientes pensem em mais do que a simples funcionalidade”.[:]