Valores Próprios

[:pt]CIO@IST discute as TI na indústria da energia[:]

[:pt]CIO@IST 3ed

Tiago Azevedo foi o orador convidado para a terceira sessão do CIO at Técnico, uma iniciativa do Departamento de Engenharia Informática que procura inserir-se no diálogo sobre os atuais desafios da área, trazendo até ao Técnico responsáveis de topo da informática de grandes organizações.

O Diretor de Sistemas de Informação da REN, que passou também pela Accenture e grupo Impresa, é o primeiro antigo aluno do Técnico – neste caso, de Engenharia Informática e de Computadores (EIC) – a participar como orador nestas sessões, e aproveitou o momento para falar sobre “a transformação para o digital num operador de redes energéticas”. “Vim falar-vos sobre os passos que estamos a dar para nos tornarmos cada vez mais um negócio digital”, explicou Tiago Azevedo, perante uma plateia repleta de alunos, já depois de explicar um pouco do seu percurso.

“É uma honra muito especial poder voltar ao Técnico e, especialmente, para falar convosco. É também a primeira vez que consigo estacionar o carro cá dentro”, brincou. “Estive em LEIC entre 1990 e 1995, e acho que esta licenciatura me ajudou em toda a minha carreira, ajudou a derrubar uma barreira a seguir a outra. (…) O campo e a oportunidade que existem para criar valor nesta área é imenso.”

O alumnus explicou também que o que encontrou na REN foram “vários processos de solução para o mesmo problema e várias soluções desarticuladas entre si”, o que considera um problema frequente já que, “muitas vezes, os sistemas de informação das empresas ficam nas mãos de pessoas de fora da área, que os deixam em estado lastimável”. “Na REN, a transição para o digital foi possível porque sabíamos exatamente onde queríamos chegar.”

Tiago Azevedo aproveitou ainda para falar sobre o que considera a maior barreira à implementação de um novo sistema de informação: a “gestão da mudança”. “A gestão da mudança – gerir a reação das pessoas à mudança – é um dos processos mais difíceis que temos: é preciso muita comunicação, é preciso estarmos muito abertos a dar explicações e perceber que nem toda a gente adota tão bem um novo sistema como nós, que trabalhamos nesta área”.

Para o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, este tipo de iniciativas é importante e demonstra o “empenho da escola em reforçar a ligação com as empresas”. “Seminários destes prestigiam o Técnico e a Informática e podem aprender aqui coisas muito importantes para a vossa formação”, lembrou aos estudantes presentes.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.