[:pt]2.º Encontro do Fórum dos Núcleos de Estudantes[:]
[:pt]Foram cerca de 20 os núcleos do Instituto Superior Técnico que, no passado dia 19, marcaram presença no 2.º Encontro do Fórum dos Núcleos de Estudantes do IST, realizado no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar.

João Pedro é Team Leader do projeto FST
O evento, presidido pelo professor Luís Caldas de Oliveira, contou também com a participação do presidente da Associação dos Estudantes do IST (AEIST), João Costa, e de Carlota Santos Silva, da Área de Transferência de Tecnologia do IST.
Depois de terem sido dadas as boas-vindas aos participantes, com João Costa a referir a importância da organização e coordenação dos vários grupos, que primam, muitas vezes, pela informalidade e pela diversidade, foi a vez de Carlota Santos Silva fazer uma breve apresentação da Área de Transferência de Tecnologia do IST (TT@IST), que organiza o Fórum dos Núcleos de Estudantes.
Além deste, que deve ser “uma plataforma de colaboração entre as direcções dos núcleos e a Gestão do IST”, a TT@IST organiza também a Comunidade Spin-Off do IST, de empresas de base tecnológica que estão ligadas, na sua origem, à Escola, e o Programa de Desenvolvimento de Carreiras, com todas as actividades que dele fazem parte (sessões de informação, workshops, semanas da carreira, jobshop e estágios de verão).
Depois, foi a vez de três dos Núcleos fazerem uma apresentação dos seus principais projetos. Pedro Cardoso, presidente do BEST Lisboa, abriu as hostilidades com a apresentação do Inside View, programa que permitiu a cerca de 200 estudantes verem, por um dia, o que poderá ser o seu futuro – através do acompanhamento de um engenheiro ao longo de uma jornada de trabalho.
Seguiu-se o projeto Formula Student, apresentado por João Pedro, que abordou diversas áreas de organização necessárias a uma atividade como é a construção de um ‘formula car’. Entre outros, a necessidade de gerir da melhor forma os recursos humanos – as próprias pessoas – foi um dos temas que mais interessou à plateia, que no final não deixou de fazer várias perguntas. Finalmente foi a vez de José Mendonça, do Núcleo de Estudantes de Electrotecnia e Computadores (NEEC), apresentar as JEEC – Jornadas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, marcadas para os dias 11 a 15 de março do próximo ano. Apesar de não levantar o véu sobre o que trará ao IST esta nova edição, falou sobre a necessidade de muita organização neste tipo de eventos, que concentra várias atividades na mesma altura.
O debate começou depois de todas as apresentações. Apesar da variedade de temas em análise – como, por a possibilidade de haver alguém responsável por ajudar os núcleos com as questões legais e financeiras – os momentos finais do encontro ficaram marcados pela decisão de criar uma comissão de núcleos que dinamize as atividades e fomente a cooperação e partilha de conhecimento entre os estudantes.[:]