[:pt]”A matemática é uma língua universal”[:]
O Técnico recebeu, esta segunda-feira, o matemático Edward Frenkel, autor do livro “Amor e Matemática”, para um encontro no âmbito do protocolo entre a escola e a FNAC.
O professor João Gomes Ferreira, vice-presidente do Técnico para as Instalações e Equipamentos, abriu a sessão, lembrando que “este é o primeiro de muitos eventos organizados no âmbito da parceria com a FNAC, que é muito mais do que a simples instalação de uma loja no Técnico”. Já sobre a Matemática, o docente afirmou que “está no nosso ADN, na base de todas as coisas que interessam a quem vem para o Técnico”, e que por isso o evento foi realizado no sítio certo.
Edward Frenkel é um matemático e professor na Universidade da Califórnia – Berkeley, e trabalha sobretudo com teoria de representação, geometria algébrica e física matemática. O seu livro, “Amor e Matemática”, assume-se como um convite à descoberta dos conceitos matemáticos, que vão muito para além do que aprendemos na escola e explicam os mecanismos que regem a nossa vida e o nosso mundo.
“A matemática é uma língua universal, e é recebida de forma universal. Temos muitas línguas, muitas culturas, mas uma só matemática”, atirou o autor e docente, antes de garantir que “a matemática é uma forma de romper a prisão da nossa mente”. “A matemática não nos dá liberdade, mas ensina-a, porque nela somos completamente livres de seguirmos o caminho que quisermos. Não há uma fórmula matemática para a vida, nem para o amor, mas a matemática pode ensinar-nos a vida e o amor.”
“Na Física ou na Biologia, esperamos que de tempos a tempos a teoria seja atualizada e o conhecimento adaptado. Isso não acontece com a matemática, é algo especial, e garante que temos todo este conhecimento acumulado que se mantém há milénios”, afirmou Edward Frenkel, perante um auditório bem composto de futuros matemáticos. Apesar disso, lembra, “é preciso lembrar-nos que nem tudo pode ser explicado pela matemática: quem o faz vive conduzido pelo medo”. “Por isso precisamos de Amor e Matemática, e de uma vida equilibrada com ambos.”[:]