[:pt]Alumnus distinguido com Oswald Veblen Prize por solucionar problema com mais de cinco décadas[:]
[:pt]André Arroja Neves, antigo aluno de Matemática Aplicada e Computação no Instituto Superior Técnico, foi distinguido com o Oswald Veble Prize da American Mathematical Society juntamente com Fernando Codá Marques, pelo seu trabalho no âmbito dos problemas variacionais na geometria diferencial, incluindo a prova da conjetura de Willmore, um problema em aberto desde os anos 60, e resolvido pelos investigadores em 2012.
O Oswald Veblen Prize, criado em 1961, é um dos maiores prémios internacionais no campo da topologia e geometria, e reconhece investigação de relevo feita nos últimos seis anos. É atribuído a cada três anos em memória do professor Oswald Veblen, que fez investigação notável nessas áreas: o antigo aluno do Técnico receberá o prémio relativo a 2016.
André Arroja Neves é professor na Imperial College of London, onde integra o Department of Pure Mathematics. Depois de concluir os estudos no Técnico passou por Stanford, nos Estados Unidos, onde completou o seu doutoramento em Matemática, e foi professor em Princeton até 2009, quando se mudou para Londres. No início deste mês, André Arroja Neves já tinha sido distinguido com o prémio New Horizons in Mathematics.[:]