[:pt]Alunos do IST vencem Prémio American Corners[:]
[:pt]
Dois alunos da licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Técnico, Sérgio Isidoro e Ricardo Paradela, venceram o Prémio American Corners nas áreas de Ciência, Tecnologia, Economia e Humanidades, com a apresentação do projeto Can I Drive.
Can I Drive é uma aplicação móvel cujo objetivo é aferir se alguém está ou não em condições para conduzir, através da avaliação dos tempos de reação dessa pessoa. “Curiosamente, estávamos a beber cerveja quando tivémos esta ideia, como projeto para o verão”, conta Sérgio Isidoro.
O projeto, que está numa fase inicial de desenvolvimento e marca o início da exploração das aplicações mobile por parte dos dois alunos – “Já tive vários projetos na área da decisão, mas nunca trabalhei em nada aplicado ao móvel”, explica Sérgio – chamou a atenção dos júris do prémio que, numa fase inicial, o escolheram como representante do IST no evento TEDxISTAlameda e, depois, como um dos grandes vencedores finais.
“Estava muito nervoso durante a apresentação, o inglês também não ajudou, mas conseguimos ganhar, o que foi muito bom. Participámos pela piada, para ver como corria, e acabámos por ganhar, o que é uma ótima oportunidade”, explica o estudante do 3.º ano. O prémio para os vencedores é uma viagem aos Estados Unidos, durante uma semana, com visita a várias universidades e outras instituições relevantes.
O plano dos dois é conhecer Silicon Valley, para ver ao vivo “o ambiente” onde são criadas alguns dos mais inovadores projetos do mundo. “Quero sair deste panorama português e saber como se cria num ambiente tão competitivo. Vamos conhecer não só as universidades, mas algumas das incubadoras mais famosas do mundo e ir ao NoiseBridge HackerSpace, um dos maiores que existem”. A viagem deverá ser feita no final de Agosto e o verão, possivelmente, será dedicado ao Can I Drive.
Além dos dois estudantes do IST, também Rita Pontes, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa conquistou o prémio, com o projeto Somatic Cells Biosensor, que faz a monitorização de agentes no leite.
O Prémio American Corners foi organizado por uma parceria entre a embaixada dos EUA em Portugal, pelo Instituto Superior Técnico e pelos vários American Corners instalados em Portugal: Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto e Universidade dos Açores.
[:]