[:pt]Ano Novo Chinês – Celebrando a Cultura Chinesa[:]
[:pt]
Por Professor Bin Li
O Ano Novo chinês é o mais importante dos feriados tradicionais da cultura chinesa. Na China, é conhecido como “Festival da Primavera”, a tradução literal do nome chinês 春节 (Pinyin: Chunjie), já que a temporada de primavera no calendário chinês começa com o Lichun, o primeiro termo solar no ano do calendário chinês. O festival tem início no primeiro dia do primeiro mês (em chinês: 正月; pinyin: Zhengyue) no calendário tradicional chinês e termina com a Festa da Lanterna. No ano de 2013, o feriado inicia-se dia 9 de fevereiro, durando até dia 24 de fevereiro.
A véspera do Ano Novo Chinês é um dia em que as famílias chinesas se reúnem para um jantar tradicional, também conhecido como Chuxi (除夕), literalmente “remover noite” ou “Véspera do ano que passa”. Porque o calendário chinês é guiado pelo sol e pela lua, o Ano Novo Chinês é muitas vezes referido como o “Ano Novo Lunar”.
O Ano Novo chinês é a maior e mais importante festa do calendário chinês. A origem do Ano Novo Chinês ultrapassa séculos de idade, e ganhou importância devido a vários mitos e tradições. O Festival da Primavera, além de ser celebrado na China, também é festejado em países e territórios com populações chinesas, incluindo Hong Kong, Macau, Singapura, Tailândia, Indonésia, Malásia, Vietnam, Taiwan, Ilhas Maurícias e Filipinas.
O ano de 2013 é o ano da Serpente para o Calendário Chinês. Os anos da serpente representam o sexto no ciclo, após os anos de dragão, e repetem-se a cada 12 anos. Uma antiga história chinesa diz que ter uma serpente em casa é um bom presságio, pois significa que a sua família não vai morrer de fome. A serpente também é interpretada como símbolo representativo do caráter, servindo como uma medida de valor que cada indivíduo coloca na sua riqueza material. A Serpente é afiada e astuta, bastante inteligente e sábia.
- O Ano de 2013 no calendário chinês é o ano da Serpente
O Horóscopo Chinês tem origens antigas e foi praticado bem antes do nascimento da civilização egípcia, graças a astrólogos chineses que predisseram o futuro com habilidade e sabedoria. O calendário lunar chinês representa a documentação cronológica mais longa da história, desde 2637 a.C.
Um ciclo completo dura 60 anos e é formado por cinco ciclos simples de 12 anos cada um. A cada ano é nomeado um animal. Segundo a lenda, Buddha chamou para si todos os animais antes de se despedir da Terra. De todos os animais, só 12 se apresentaram para dizer adeus. Assim, para recompensá-los, Buddha deu a todos os anos o nome de cada um dos animais, pela ordem que eles foram chegando até ele.
O animal que governa o ano que no qual uma pessoa nasceu tem uma influência fundamental em sua existência, ou como o chinês diz, “este é o animal que se esconde no seu coração”.
Durante o ciclo completo de 60 anos, cada signo de animais combina-se com os elementos principais: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
Além disso, estes cinco elementos estão separados em pólos magnéticos, o positivo e o negativo, que o chinês chama respectivamente de Yin (negativo) e Yang (positivo).
A Teoria dos Cinco Elementos Principais: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água
A Teoria dos Cinco Elementos, ou Cinco Fases, integra a base da teoria da Medicina Tradicional Chinesa. Os primeiros registros referentes a esta teoria datam do período que integra os séculos 476-221 a.C., marcando a observação e obtenção de padrões dentro da natureza, e a sua extensão ao organismo humano.
A aplicação de Wu Xing serve de auxílio à terapêutica chinesa, podendo ser útil como guia no diagnóstico e no tratamento das patologias. Esta teoria baseia-se nas propriedades dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal, água – sendo as suas características específicas, a partir de similitudes e analogias, relacionadas com a fisiologia dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e dos tecidos do corpo.
Assim sendo, os órgãos e tecidos são classificados em cinco categorias de acordo com os Cinco Elementos ou Fases, e seus movimentos, para se observar as suas relações internas. A relação entre as fases baseia-se em dois aspectos que se apoiam mutuamente para propiciar harmonia: os ciclos de Geração e de Dominância ou Controle.
O ciclo de Geração forma uma sequência em que cada Elemento dá origem ou gera o seguinte, assim como é gerado da mesma forma. Deste modo teremos: madeira gera fogo, fogo gera terra, terra gera metal, metal gera água e água gera madeira.
No ciclo de Dominância cada elemento controla o outro, ao passo em que é controlado também, formando uma relação de controlo e restrição mútua entre as fases. Aqui teremos: madeira controla terra, terra controla água, água controla fogo, fogo controla metal e o metal controla madeira.
As relações de geração e dominância asseguram o equilíbrio entre os elementos e a normalidade dos seus processos, no caso do corpo humano, do seu funcionamento fisiológico saudável. Como a lei que os Cinco Elementos seguem demonstra interdependência entre eles, o desequilíbrio numa das fases ou na relação entre alguma delas irá repercutir-se no sistema inteiro.
Prof. Bin Li: Investigador Auxiliar do ICEMS-IST, Doutoramento em Engenharia Mecânica (IST, 1999) e Pós-Doc no ICEMS-IST e TU Clausthal (Alemanha). Além dos mais de 80 artigos científicos publicados nas revistas internacionais e proceedings das conferências, também publicou vários artigos sobre a cultura chinesa etc. Muito activo nas actividades para promover as cooperações e intercâmbios entre Portugal e China, sendo premiado pelo Presidente do IST pela sua assistência à organização do evento “The 2nd Sino-EU Workshop on Engineering Education”, 24-25 Maio 2011, IST, Lisboa.[:]
First of all I would like to thank you for your great newsletter. Of course I don’t know Portuguese language well, but I often translate the news by Google translator in English and I then read it and enjoy it.
I also want to mention something regarding “Ano Novo Chinês – Celebrando a Cultura Chinesa” news, it was interesting news for me. Because I am from Iran and we also have the same new year more and less.
I have put the wiki link here for more information and I would appreciate if I can see some words regarding this subject in IST newsletter.
http://en.wikipedia.org/wiki/Nowruz
Best Regards,
Bahareh