[:pt]Aprender a “valorizar a tecnologia”[:]
[:pt]A Área de Transferência e Tecnologia do Técnico organiza, até ao final do mês de outubro, um ciclo de seminários sobre valorização e comercialização de tecnologia, em diversas áreas, que pretende ajudar docentes, investigadores e doutorandos do IST.
Os Seminars on Technology Valorization and Commercialization, que decorrem durante as tardes de terça-feira no auditório do Complexo Interdisciplinar, começaram no dia 15 com a palestra de Angel Sanchez, analista da I-deal, dedicada à química e bioengenharia.
O espanhol, que começou por apresentar a empresa como uma “intermediária” entre a ciência e engenharia e o mercado, fez questão de referir que o valor de uma tecnologia “não é a sua relevância científica”, mas sim o seu “potencial comercial”. Por isso mesmo, é definido pelo mercado e depende do valor que o consumidor está disposto a pagar pela tecnologia.
Da mesma forma que outros convidados, também Angel Sanchez considera que um dos elementos fundamentais para o sucesso de uma investigação ou empresa, e para a valorização da sua tecnologia, é a sua equipa. “Nunca iria para a frente com um projeto se uma má equipa tivesse uma boa ideia”, disse.
Numa palestra que primou pelo tom informal e dinâmico, o analista lembrou que além da equipa, o know-how e a existência de aplicações de valor acrescentado, de mecanismos de transferência adequados e de uma ligação ao mercado são fundamentais para definir o valor de uma tecnologia.
O próximo seminário terá lugar no próximo dia 22, pelas 14 horas, e será dedicado à Física e à Engenharia de Materiais. As inscrições podem ser feitas aqui.[:]