Valores Próprios

[:pt]Aprovados Estatutos da nova Universidade de Lisboa[:]

[:pt]Os Estatutos da nova Universidade de Lisboa foram, esta quinta-feira, aprovados por unanimidade, pelos Conselhos Gerais da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade de Lisboa, reunidos no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico.

De acordo com o Reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, o resultado da votação foi “por unanimidade e aclamação, com votos de louvor a todos os envolvidos”, referindo ainda que “as pessoas sentem que se chegou a um ponto de consenso, em que todos se reveem no texto final dos Estatutos, o que é algo muito difícil de atingir”. António Nóvoa realçou também que “é importante fazer uma referência à necessidade de manter o diálogo forte com o Governo em relação à autonomia reforçada. Uma instituição desta complexidade implica uma autonomia que não existe até agora, e que terá que ser garantida”.

António Cruz Serra, Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, afirmou também que “o nosso trabalho está feito, agora falta o governo cumprir as suas promessas, com a proposta de alteração do estatuto jurídico do Ensino Superior, que já tarda. Nesse momento, todos os pressupostos a partir dos quais temos trabalhado, em relação à autonomia, terão efeito”.

Quanto ao futuro da nova Universidade, o reitor da UTL acredita que “o novo ano letivo já terá tudo estabelecido, com o novo Conselho Geral formado e a eleição do novo reitor”, esclarecendo que “só fatores externos poderão comprometer esse prazo”. Também António Nóvoa espera que “em junho” já haja “um novo reitor e o funcionamento em pleno da nova universidade”.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.