Valores Próprios

[:pt]Assinatura de protocolo entre o Técnico e o CERN[:]

[:pt]protocolo CERN

Na passada sexta-feira, dia 6 de março, foi assinado em Genebra um protocolo entre o IST e o CERN, nas pessoas do presidente do IST, Prof. Arlindo Oliveira e do Director Geral do CERN, Prof. Rolf Heuer. Este acordo de colaboração permitirá a engenheiros e cientistas do Técnico que trabalhem nas áreas das tecnologias de informação e comunicação ocupar posições de até três anos como membros associados do CERN e colaborar no desenvolvimento das tecnologias que estão agora a ser desenvolvidas para as próximas experiências de altas energias.

Este protocolo permitirá intensificar as relações entre o IST e o CERN em diversas áreas das tecnologias de informação e comunicação, incluindo, entre outras, software de controlo dos aceleradores, controlo industrial, sistemas de informação, bases de dados, sistemas operativos, sistemas distribuídos e infraestruturas. Estas áreas irão complementar outras, como a física de altas energias, a instrumentação e a computação em grid onde existem, desde 1986, fortes colaborações entre o IST o CERN.

Investigadores do IST nestas áreas têm estado intensamente envolvidos em diversas experiências no CERN, entre as quais a experiência CMS e a experiência ATLAS, que, em 2012, obtiveram evidência conclusiva da existência do Bosão de Higgs. Esta partícula é também conhecida como a “Partícula de Deus”, por ter desempenhado um papel fundamental na criação do universo com as propriedades que hoje são conhecidas, incluindo-se, entre elas, a existência de massa em todas as partículas fundamentais que constituem a matéria.

Estiveram presentes na assinatura do protocolo representantes dos departamentos de física e de engenharia informática, assim como diversos colaboradores do CERN que foram alunos do IST e que agora desempenham funções nesta organização.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.