[:pt]”Comemorámos mais um ano de vida de uma grande escola”[:]
A Sessão Solene do Dia do Técnico, onde se comemorou o 104.º aniversário desta instituição, decorreu no dia 22, no Salão Nobre, e foi o palco escolhido para homenagear os funcionários que, no último ano, completaram 25 anos ao serviço da escola, os professores com melhores resultados no âmbito do sistema QUC e ainda o professor Joaquim Sampaio Cabral, “Professor de Mérito do IST”.
O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, abriu a sessão lembrando as limitações vividas no último ano, com constrangimentos orçamentais e financeiros, mas também “duas despedidas muito tristes”, dos professor Carlos Matos Ferreira e José Mariano Gago. Apesar disso, destacou, “tivemos bons resultados e boas iniciativas”, como as distinções nos rankings internacionais, a seleção de todas as unidades de investigação para financiamento e a apresentação do Projeto Arco do Cego.
“Agradeço a toda a escola. Aos alunos, aos funcionários, aos professores e investigadores. Comemorámos um ano de vida de uma grande escola, de uma escola virada para o mundo.”
De entre os professores distinguidos com os melhores resultados nas QUC, dois, Miguel Tavares da Silva e Alexandre Pinto, foram homenageados como os melhores “Docentes Excelentes”. Para o professor Miguel Tavares da Silva, “a grande motivação foi dar” o seu “melhor”. “É preciso um grande empenho e dedicação, mas sem dúvida gosto por ensinar”, declarou, antes de afirmar que o fundamental é “agradecer aos alunos”. “É uma enorme realização pessoal ver que veem em mim alguém que os ajudou.”
Durante a sessão, foi também assinado um Protocolo de Cooperação entre o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, através do bastonário da Ordem, engenheiro Carlos Matias Ramos. O protocolo “estabelece os objetivos e práticas de cooperação entre as duas entidades e pretende contribuir para o fortalecimento e prossecução dos objetivos de cooperação comuns no desenvolvimento do ensino e da prática da engenharia portuguesa”.
O professor Joaquim Sampaio Cabral foi distinguido como Professor de Mérito do IST, uma homenagem que “se destina a reconhecer os professores mais influentes em termos científicos, educacionais e estratégicos, que representam e lideram a comunidade de acordo com os padrões académicos mais elevados”, recebendo uma ovação de pé por parte da plateia que encheu o Salão Nobre.
“Esta distinção não seria possível se não vivêssemos no Técnico. É o ambiente no Técnico que nos permite chegar longe (…). Ajudam-nos a construir a nossa carreira”, declarou, antes de acrescentar que, como disse o professor Miguel Tavares da Silva, “os alunos são fundamentais”. Para terminar, Sampaio Cabral falou sobre a importância do empenho de toda a comunidade: “É necessário que toda a nossa escola se paute pelo rigor, qualidade e muito trabalho”.
O arquiteto Manuel Salgado, vereador da Câmara Municipal de Lisboa e o vice-reitor da Universidade de Lisboa, professor António Feijó, também estiveram presentes na sessão. O primeiro lembrou que os aniversários são “boas oportunidades para fazermos balanços”, salientando a posição do Técnico como “grande instituição do país e da cidade de Lisboa”. O docente aproveitou a ocasião para referir a sua “admiração pela instituição”.[:]