[:pt]DEQ traz ao Técnico alunos do 1º ao 3º ciclos[:]
Decorre, até ao dia 13 de fevereiro, mais uma edição dos Laboratórios Abertos do Departamento de Engenharia Química (DEQ), divididos entre atividades para o 1º, 2º e 3º ciclos.
Durante a semana passada, foram os mais velhos a ocupar os auditórios da Torre Sul para assistir a apresentações do departamento e dos diversos cursos que ali são lecionados e palestras sobre Química, antes de se dirigirem aos laboratórios, onde puderam estar mais perto de “pôr as mãos na massa”.
“Uma boa maneira de aprender é pôr as mãos na massa”, explica a professora Amélia Lemos, responsável pela apresentação do DEQ, que abordou o curso de Engenharia Química, mas também o de Engenharia Biológica e Engenharia de Materiais, que, oferecidos em conjunto com outros departamentos, são algumas das apostas da escola.
“As vossas escolhas não têm que se para a vida, vocês podem reformular as opções e, depois de algum tempo num curso, mudar”, lembrou a docente, explicando que o facto de muitos cursos serem bastante semelhantes nos primeiros três anos é uma vantagem. “Para todos os nossos cursos, é necessária uma sólida formação em Matemática e Física”, avisou – o que levou alguns alunos a queixarem-se.
Além da apresentação das atividades letivas e de investigação, a professora Amélia Lemos não deixou de falar sobre o que a escola tem para oferecer, “para além das aulas”, “porque nem tudo é estudar no Técnico”. “Muitas atividades são dinamizadas pelos nossos alunos, que permitem, por exemplo, a organização destes laboratórios, e se organizam em Núcleos para proporcionar muitas outras atividades.”
Depois da apresentação do departamento, os alunos assistiram ainda a uma palestra (cujos temas foram variando ao longo da semana), antes de passarem algumas horas nos laboratórios do departamento. Durante esta semana, serão os alunos do 2º ciclo a participar nos Laboratórios Abertos e, na sexta-feira, será a vez dos alunos de 1º ciclo.
Mais informações podem ser encontradas no site do DEQ.[:]