Valores Próprios

[:pt]’Diálogo Urbano’ na Mouraria[:]

[:pt]‘Laboratórios na Rua’ é um projeto de voluntariado e intervenção social que pretende aproximar a tecnologia e a engenharia das populações mais vulneráveis. Em estreita colaboração com essa iniciativa, realizou-se no passado dia 19 de dezembro o primeiro ‘Diálogo Urbano’, cujo objetivo é “aprofundar o debate sobre riscos e resiliência em contextos urbanos de elevada vulnerabilidade”.

Evento contou com apresentações de projetos de estudantes do IST

O Sport Clube Intendente encheu, durante toda a tarde, para assistir ao evento, intitulado “Diabetes, Energia e Usabilidades”, que contou com a presença de inúmeros estudantes e investigadores do Instituto Superior Técnicos e com representantes de várias associações de cariz social, como a Associação Renovar a Mouraria.

A primeira sessão debruçou-se sobre o tema das usabilidades, e contou com a apresentação de seis projetos elaborados por alunos do 1.º ano de Engenharia Mecânica, que “observaram usabilidades típicas da zona da Mouraria e propuseram novos produtos e sistemas”. Muito direcionados para a população idosa, os projetos focaram-se em problemas tão distintos como a secagem da roupa em dias de chuva ou a locomoção da população envelhecida, passando pelo isolamento social.

Depois, foi a vez de abordar a diabetes, num painel de discussão – ‘Mitigar o risco de diabetes: bicicletas, hábitos e comportamentos’ – que ficou marcado pela apresentação do projeto ‘Fresh Smoothie Bike’, por Nuno Rodrigues. Este meio de intervenção para a prevenção da diabetes atua em duas frentes, com a utilização de bicicletas como equipamentos de exercício físico e de produção de sumos de frutos, fundamentais para o controlo da glicose. Depois do café, a meio da tarde, foi a vez de debater a utilização de energia, numa sessão intitulada ‘Estimular a utilização racional de energia: casas, tascas, hábitos e comportamentos”, cujo objetivo é promover a adoção “de práticas e hábitos de baixo consumo energético”.

Antes do jantar de encerramento deste primeiro ‘Diálogo Urbano’, houve ainda tempo para debater os hábitos e comportamentos em relação à diabetes e energia, em contexto urbano, numa mesa redonda com inúmeros participantes de associações tão diversas como a Ciência Viva, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal ou a Associação Amigos de Olivais do Sul.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.