Valores Próprios

[:pt]e-Civil discute futuro dos alunos em três dias de palestras[:]

[:pt]final

A IV edição do e-Civil – Jornadas de Engenharia Civil decorre desde segunda-feira no Centro de Congressos e Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, e tem apostado forte em discussões sobre o futuro dos alunos desta área e possíveis saídas profissionais para engenheiros civis.

“O Engenheiro Civil enquanto Empreendedor”, com Bernardo Alves (fundador da IZIMOOVE), que contou também com a presença do professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Empreendedorismo, foi uma dessas sessões, na terça-feira. O engenheiro aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre o seu percurso como empreendedor, destacando que tudo começou durante a sua “atividade por conta de outrem”. “Foi nessa altura, a trabalhar para uma grande empresa, que comecei a notar algumas necessidades do mercado.”

Assim nasceu a IZIMOOVE, uma startup de base tecnológica que desenvolve consultoria e produtos para gestão e mobilidade. “Aprendemos muita coisa para chegar onde chegámos hoje, e claro que queremos ser bem-sucedidos, mas nada está garantido”, explicou, destacando algumas necessidades básicas: “Se quiserem empreender, é fundamental olharem para o mercado e para a vossa concorrência: têm que ter alguma diferença para vencer no mercado”.

“Quem está disponível para uma carreira com algum nível de empreendedorismo tem que estar disposto a correr alguns riscos. O vosso trabalho é precisamente minimizá-los”, atirou, perante uma plateia em que muitos ponderam, no futuro, criar a sua própria empresa. Apesar disso, lembra, “não é nada desejável que estejam apaixonados pela solução; é importante, sim, que estejam apaixonados pelo problema que querem resolver.”

Depois de Bernardo Alves, foi a vez de Filipe Castro Matos, da Startup Lisboa, falar um pouco sobre o programa da incubadora da capital, onde muitas das startups mais bem-sucedidas a nível nacional passaram algum tempo a desenvolver o seu produto.

Quarta-feira o destaque do dia foi para a sessão “O paradigma da Engenharia Civil – Verdades e Mentiras”, com os engenheiros Carlos Mineiro Alves (Ordem dos Engenheiros) e Fernando Nunes da Silva (presidente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.