Valores Próprios

[:pt]”É importante alertar as pessoas para as alternativas que existem”[:]

[:pt]mobilidade

A Semana da Mobilidade no Técnico começou oficialmente esta segunda-feira com uma tertúlia sobre “Partilhar a Rua”, com apresentações sobre as alterações ao código da estrada e a partilha do espaço público entre ciclistas e automobilistas.

O professor Fernando Nunes da Silva, do departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, foi convidado a abrir a sessão, aproveitando para “felicitar a iniciativa”: “Esta é uma escola muito inovadora em muitas áreas, mas extremamente conservadora ao nível da mobilidade. É importante alertar as pessoas para as alternativas que existem, não discriminando ninguém em função do meio de transporte que usam”.

O docente lembrou que “a complementaridade entre meios de transporte” é uma questão fundamental nos dias de hoje, em que é “muito difícil que um único transporte responda a todas as necessidades de uma pessoa”. “A grande maioria das pessoas faz deslocações complexas, utilizando vários transporte, e é nesse sentido que acho que faz sentido falarmos da utilização, por exemplo, da bicicleta.”

“Este tipo de iniciativas é muito útil, e os poucos que aderem funcionarão, penso eu, como apóstolos: no início seremos poucos, mas vamos passar a mensagem”, referiu Fernando Nunes da Silva. “O objetivo é que o espaço público possa ser usado de uma forma muito mais exigente e partilhada. Para isso, temos que criar um sentimento de experimentação junto das pessoas, e a Semana da Mobilidade pode ter um enorme papel.”

A Semana da Mobilidade continua até dia 25 de setembro, com o empréstimo de bicicletas, tertúlias sobre mobilidade sustentável, workshops e uma exposição. Esta terça-feira teve lugar uma “aula de condução de bicicleta em meio urbano”, para todos os níveis de ensino.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.