Valores Próprios

[:pt]Estudantes em destaque na terceira sessão das Jornadas sobre Cultura Organizacional[:]

[:pt]final

A terceira sessão das Jornadas sobre Cultura Organizacional no Técnico teve como tema central os estudantes, abordando assuntos como a pedagogia, a acessibilidade e a sua presença na academia.

O professor João Cunha Serra, presidente da Assembleia de Escola, esteve novamente presente na sessão, lembrando que “o Técnico existe por causa dos alunos” e que “todas as atividades [que são feitas no  Técnico] devem concorrer para melhorar a qualidade da formação dos alunos”.

“Os estudantes tendem a ser considerados os clientes do Técnico. Isto é um disparate: eles são os atores principais da sua própria formação”, destacou, antes de passar a palavra ao presidente da escola, professor Arlindo Oliveira. “Os alunos são a grande força da escola e desempenham um papel fundamental na projeção do Técnico, mas mais ainda na capacidadde que temos de colaborar na economia e desenvolvimento da sociedade.”

“O que vos peço é que enquanto estão aqui adquiram e usem as competências necessárias para se tornarem motores da sociedade mas também para garantirem o vosso bem-estar e liberdade. Espero que um aluno do Técnico tenha sempre capacidade para, se necessário, criar as suas próprias alternativas. É essa a cultura que ensinamos aqui”, afirmou.

Paulo Quental, antigo vice-presidente aluno do Conselho Pedagógico, falou depois, num discurso onde pretendeu sobretudo “levantar questões para discussão”, com fortes críticas às políticas de Ensino Superior e Ciência, condicionadas pela políticas financeiras do governo, e a algumas práticas académicas. No final, não faltou uma provocação: “Os estudantes do Técnico são a nata da nata: não têm necessidade de fazer fraude ou, se a fizerem, não sejam apanhados. Isso também é ser bom”, brincou.

João Pires Ribeiro, vice-presidente aluno do Conselho Pedagógico, o professor João Mendenha Dias (mestrado em Engenharia Física Tecnológica) e o professor Pedro Mendes (departamento de Engenharia e Gestão Industrial), também falaram sobre Pedagogia, antes do presidente da Associação dos Estudantes do IST, Pedro Sereno, abordar o tema da acessibilidade no Técnico, e da professora Palmira Silva (vice-presidente do Técnico para a área de Comunicação e Imagem) e de Francisco Patrocínio (membro da Assembleia de Escola) falarem sobre os Estudantes e a Academia.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.