Valores Próprios

[:pt]HackerSchool em grande no mês de maio[:]

[:pt]hackerschool1

A HackerSchool, um dos núcleos de estudantes do Técnico, teve no último mês uma série de iniciativas abertas a alunos da escola – e não só.

A Junk Party, Festa do Lixo, um evento que decorreu no fim-de-semana de 2 e 3 de maio, teve como objetivo “brincar e aprender” com material eletrónico antigo e inutilizado. “Esta foi a primeira edição da Junk Party, mas estamos a pensar repetir”, explica João Almeira, presidente do núcleo.

Durante dois dias, cerca de 30 “habitués” dos eventos da HackerSchool juntaram-se e “criaram coisas” a partir de lixo eletrónico proveniente de doações, fornecido pelos participantes e por outros núcleos de alunos.

Depois da festa, houve espaço para continuar o mês com cursos e workshops: o primeiro foi um curso de Web Development, que contou com duas sessões, uma delas dada numa parceria com a Drupal Portugal. “Queremos ajudar os alunos a ter uma introdução ao webdevelopment, dar-lhes as ferramentas para começar e saber fazer sites, que hoje em dia é muito necessário e dispendioso se não formos nós a fazer”, afirma João Almeida.

Seguiu-se, em colaboração com a Associação dos Estudantes, um workshop de Arduino, que encheu o salão nobre do Técnico com 60 participantes, em grupos de quatro. Foram “aprender a montar um robô” com um kit fornecido pela HackerSchool e recorrendo ao Arduino, uma famosa plataforma eletrónica open-source.

A linguagem de programação da moda, Scala, deu o mote ao último workshop, e encerrou os eventos da HackerSchool até julho, quando terá lugar o Lx Reactor. Mais de cem pessoas, sobretudo empresários e pessoas ligadas ao mundo do empreendedorismo, encheram totalmente o auditório disponível para ouvir Nigel Warren, num evento que contou com a colaboração da E.Near.

Nos próximos tempos, a HackerSchool estará a trabalhar em “silêncio”, preparando o Lx Reactor, que este ano decorre entre 7 e 25 de julho. As inscrições, limitadas a 40 participantes, estão abertas até dia 6 de junho e todas as informações podem ser encontradas em lxreactor.com.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.