Valores Próprios

[:pt]Inaugurado Laboratório de Plasmas Hipersónicos no CTN[:]

[:pt]inauguração_labhipersónicos

Foi inaugurado esta quarta-feira, dia 4 de março, o Laboratório de Plasmas Hipersónicos no campus Tecnológico e Nuclear do Técnico, uma instalação do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) onde será instalado um Tubo de Choque, que contou com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) e que servirá para testar as pressões a que são sujeitos os objetos que entram na atmosfera terrestre.

No evento, em que esteve presente o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e a secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, foram reveladas ao público as instalações que formam, a partir de agora, a maior estrutura do país dedicada à investigação espacial e de onde se espera que saia tecnologia de ponta a ser utilizada em missões espaciais no futuro.

Mário Lino da Silva, responsável pelo laboratório, afirmou que este será o tempo de “assumir responsabilidade”, e não de se congratular. “O objetivo é dar boa ciência e boa engenharia a uma nova geração. (…) Espero que, com este laboratório, o Técnico e Portugal façam a sua parte no projeto espacial do futuro.”

O ministro da Educação e da Ciência aproveitou também o momento para lembrar a necessidade de estreitar a cooperação internacional, por exemplo através deste tipo de projetos, e destacou o facto de o IPFN ter sido, recentemente, avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como um de 11 centros de excelência em Portugal.

Pode ler algumas reportagens sobre o novo laboratório aqui ou aqui, por exemplo.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.