[:pt]Inaugurado novo laboratório de modelação e impressão 3D[:]
O iStartLab – um laboratório de modelação e impressão 3D que servirá toda a comunidade escolar – foi oficialmente inaugurado esta sexta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, do embaixador norte-americano, Robert Sherman, e do Dr. Craig Mello, vencedor do Prémio Nobel da Medicina em 2006.
“Não somos considerados um país de topo na engenharia, mas somos um país de topo no ensino da engenharia e no ensino científico (…). Este laboratório dará a oportunidade aos nossos alunos de poderem produzir protótipos criados em computador, e continuar a explorar”, afirmou o presidente do Técnico, lembrando que “esta é uma oportunidade para que os nossos alunos criem coisas novas”. “Os nossos estudantes são o que temos de melhor, e este é o melhor investimento que podemos fazer neles.”
O iStartLab, que entrará em funcionamento no dia 4 de janeiro, foi criado no âmbito do protocolo IST/American Corner, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal. Disponibilizará um conjunto de ferramentas de prototipagem rápida para a materialização física de projetos CAD 3D, que poderá ser usufruído por todos os membros dos três campi do Técnico. Para o embaixador norte-americano, “este é um projeto importante, e a colaboração entre várias entidades é fundamental”: “Os grandes avanços científicos não têm sido conseguidos graças ao esforço individual, mas antes através de colaborações entre várias pessoas. Nós queremos que os grandes investigadores que já existem tenham todas as ferramentas de que precisam.”
Essa ideia foi reforçada pelo Dr. Craig Mello, que considerou muito importante “este esforço da Embaixada para juntar os nossos países” – ele que, curiosamente, tem ascendência portuguesa. “Esta relação entre os dois países é fundamental e muito boa. A cultura portuguesa valoriza a educação avançada de uma forma muito bonita (…). Se mantivermos esta atitude positiva e continuarmos a valorizar a educação dos nossos jovens, coisas boas vão acontecer.”
O iStartLab encontra-se na biblioteca do DEEC – Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e terá um horário de funcionamento das 10 às 19 horas, sujeito a marcação prévia, que poderá ser feita junto da coordenação das Bibliotecas. Mais informação pode ser consultada em http://bist.tecnico.ulisboa.pt, a partir de dia 4 de janeiro.[:]