Valores Próprios

[:pt]Inaugurado Parque da Quinta dos Remédios[:]

[:pt]parque

Foi inaugurado, este sábado, o Parque da Quinta dos Remédios, que incluirá um Jardim de Ciência (Técnico Science Garden), no espaço integrante do Campus Tecnológico e Nuclear, no município de Loures.

A cerimónia, que além do tradicional descerramento da placa, teve também atuações musicais de vários grupos, entre eles a Orquestra Ligeira do Clube União Recreativa de São Julião do Tojal, contou com a presença do presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, e do presidente do Banco Português de Investimento (BPI), Fernando Ulrich.

“Este é um espaço que o Técnico, em colaboração com a Câmara Municipal de Loures (CML), decidiu em boa hora abrir à comunidade desta região”, começou por afirmar o presidente do IST. “O Técnico foi criado com a missão de servir o país (…): essa missão tem sido desempenhada cada vez com mais intensidade e cada vez com mais empenho, e este espaço é uma prova disso mesmo.”

Para o docente, é importante que “este espaço seja não só de lazer, mas também um espaço onde a comunidade possa ter contacto com a ciência, a tecnologia e a engenharia”. “Vamos fazer o que for possível para que os jovens tenham a maior interação possível com estas áreas, porque sabemos que muitas vezes os contactos informais que as crianças têm aos dez ou onze anos têm uma enorme influência na sua carreira futura.”

Já o presidente do BPI garantiu que foi “uma honra” estar presente na inauguração deste espaço, que o banco apoiou através do seu protocolo com o Técnico. “Esta é uma ocasião feliz onde devemos aproveitar para celebrar o papel que as universidades e as autarquias locais têm na melhoria da qualidade de vida das populações.”

Bernardino Soares encerrou as intervenções, garantindo que o Parque da Quinta dos Remédios “é um espaço muito importante para a zona de Loures, onde não havia, até agora, um espaço de lazer desafogado como que temos aqui”. “É uma grande alegria estar aqui e compartilhar este sucesso, que não é o fim, mas sim o início de muitas coisas boas que estão para vir. (…) Temos já a ideia de ter um conjunto de atividades que tragam mais-valias para o parque e para o seu usufruto por parte da população.”

“Este parque não acaba aqui – estamos a desenvolver um Jardim de Ciência que incluirá um conjunto de atividades que chamem a atenção para a ciência e a tecnologia. Queremos dar um contributo para que a cultura científica em Portugal seja uma realidade”, acrescentou o presidente da CML, antes de terminar o discurso “com uma palavra especial de agradecimento a todos os funcionários da Câmara” que trabalharam – e vão continuar a trabalhar – no projeto.

O Parque da Quinta dos Remédios é parte integrante do Campus Tecnológico e Nuclear do Técnico, e foi durante dois séculos uma quinta de exploração agrícola. Agora, o espaço vai permitir apreciar as vistas sobre o Tejo e a Ponte Vasco da Gama, fazer exercício no circuito de manutenção, observar a fauna ou simplesmente caminhar. O Jardim de Ciência, por sua vez, está vocacionado para atividades lúdicas e oferece várias oportunidades para um contacto próximo com desafios tecnológicos.

A curto e médio prazo serão executadas as duas fases seguintes previstas para o Parque da Quinta dos Remédios: a instalação de um centro de ciência, baseado na reabilitação do Palácio dos Condes de Mendia, e a execução de um plano de pormenor que consolidará o espaço como um parque de fruição pública, intimamente ligado ao polo de ciência e tecnologia do Técnico.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.