[:pt]International Day celebrado no Técnico[:]
[:pt]O I-Day, International Day do Técnico, decorreu na última terça-feira e deu a conhecer aos alunos as várias opções de mobilidade internacional que têm disponíveis para complementar os estudos.
Ao longo de todo o dia, que abriu oficialmente com a atuação da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST), os estudantes tiveram a oportunidade de falar com vários representantes de universidades estrangeiras, parceiros internacionais e grupos de estudantes, além de um stand da Área Internacional onde puderam ver respondidas as suas questões.
“Temos experiências disponíveis em Erasmus, China, Japão… Temos duplos graus… Há tantas opções”, explica uma das responsáveis pelo evento ao grupo de alunos que a rodeia. Numa altura em que a experiência internacional é cada vez mais valorizada pelas entidades empregadoras, são muitos os interessados em estudar “lá fora”.
João é um desses: está junto do stand da École Polytechnique Féderale de Lausanne, na Suíça, e quer saber informações sobre a escola. Em inglês, porque é essa a língua rainha da feira, conta que já passou pelos stands da Universitat Politécnica de Catalunya e da Universitè Catholique de Louvain, mas pretende “visitar todos” e “saber o máximo possível” sobre cada uma das escolas presentes.
Ao todo, são 15 os parceiros do Técnico presentes no I-Day, onde há representantes franceses, belgas, suecos, polacos e espanhóis, entre outros. Além disso, os alunos também podem saber mais sobre os programas do MIT Portugal e da CMU Portugal, da Associação dos Estudantes e do BEST Lisboa – Board of European Students of Tecnology.
Rita chega “meio atrapalhada” ao átrio do pavilhão central, e dirige-se imediatamente ao local onde se lê “Erasmus Mundus”: “Quero estudar lá fora durante uma temporada, mas ainda não sei se quero acabar a tese lá ou cá”. Luís Moreira, do Núcleo de Relações Internacionais, explica que há vários casos desses – e que nalgumas dessas situações faz sentido pensar em graus duplos do Técnico e universidades estrangeiras.
O final da tarde foi festejado em grande, com um magusto onde não faltaram as castanhas e a tradicional jeropiga, que aqueceu a fria tarde de novembro. No próximo dia 18, haverá nova edição do I-Day, desta feita no campus do Taguspark, a partir das 16 horas.[:]