[:pt]Investigadores do ISR testam robô MOnarCH no IPO de Lisboa[:]
A equipa de investigadores MOnarCH, do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Técnico, liderada por João Sequeira, está a testar as capacidades de interação do robô com o mesmo nome na enfermaria pediátrica do IPO (Instituto Português de Oncologia) de Lisboa.
O robô MOnarCH, que circula pelos corredores do IPO, não deixa as crianças ali presentes indiferentes. “Desde meados de 2014 temos feito vários ensaios para avaliar a forma como as crianças (…) veem o robô num cenário real. A resposta tem sido muito boa e tem permitido tirar lições importantes sobre a introdução de robôs em ambientes sociais”, explica João Sequeira.
O robô branco de 120 centímetros, que interaje com alegres “Olá, queres brincar comigo?”, deixa as crianças muito curiosas e entusiasmadas. Muitas vezes ouve-se “O robô está a rir!”.
O Projeto MOnarCH está a ser desenvolvido por um consórcio de I&D europeu que se propôs, desde 2013, a construir um protótipo robótico para interagir num contexto real, com crianças e jovens hospitalizados, propondo atividades educativas e lúdicas. Através da combinação de tecnologias já existentes, um robô inovador e paradigmas avançados para representação de ambientes sociais, os investigadores esperam atingir um desempenho que demonstre objetivamente que os robôs sociais são uma realidade e uma necessidade no nosso quotidiano.[:]