Valores Próprios

[:pt]IST Career Sessions – Preparação para o Recrutamento[:]

[:pt]Decorrem durante toda a semana as IST Career Sessions 2013, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento de Carreiras, que pretendem ajudar os alunos do 2.º ciclo de estudos na preparação para o processo de recrutamento nas empresas.

O professor Luís Caldas de Oliveira é o responsável por estes seminários que, durante cerca de 90 minutos, pretendem ajudar os alunos do Técnico a conseguirem “o melhor emprego que quiserem”. “Não se tratar de ter o emprego que paga mais ou que vos dá mais regalias, mas aquele que querem e que vai potenciar mais o desenvolvimento da vossa carreira”, explicou.

Como membro do Conselho de Gestão ligado à área de transferência e tecnologia, Luís Caldas de Oliveira considera que é através dos seus alunos que o Técnico tem mais impacto na sociedade e, por isso mesmo, é fundamental valorizá-los. “Ao longo da vossa vida, vão capitalizar a formação que o IST vos dá e vão contribuir para o mundo avançar mais um bocadinho.”

Ao longo de toda a sessão, o professor procurou responder às questões mais frequentes entre os alunos prestes a entrar no mercado de trabalho: “o que quero realmente fazer?”, “o que procuram as empresas?”, “que iniciativas existem no Técnico para me ajudar a desenvolver a carreira?” e “quando devo iniciar o processo de recrutamento” foram alguns dos temas abordados.

Estas iniciativas importam, argumenta, porque “antes, os alunos terminavam o curso e iam trabalhar para uma empresa, estabeleciam uma relação de confiança e passavam lá o resto da vida. O mundo mudou e a relação entre o trabalhador e a empresa alterou-se. Vocês vão arranjar um emprego que vai potenciar o resto da vossa carreira”. Assim, é fundamental que se comecem desde cedo a fazer escolhas nesse sentido.

“O que nós queremos é que cada aluno que saia diplomado do IST saia com um perfil distinto, porque é isso que vos dá valor. Vocês têm que perceber que ao longo do processo formativo, têm que arranjar formas de se distinguir dos outros”, explicou o professor.

Além disso, o Técnico forma alunos em áreas tão fundamentais que, muitas vezes, “são os alunos que escolhem as empresas em que vão trabalhar, não são as empresas que escolhem os alunos que mais lhes interessam”. E essa é a prova “da valorização” dos alunos da Escola.

Outras iniciativas ao ambrigo do Programa de Desenvolvimento de Carreiras são as IST Career Weeks, que em 2014 vão ocorrer em fevereiro e março, e os IST Career Workshops, que Luís Caldas de Oliveira não deixou de apresentar. As IST Career Sessions decorrem no campus da Alameda e do Taguspark, e o calendário pode ser consultado aqui.

No final, um aviso: “Isto é desenvolvimento de carreiras. Se queres ser empreendedor, isso é outra coisa”.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.