[:pt]Jornadas de Engenharia Biológica inovam com workshops sobre mercado de trabalho[:]
Nos dias 17 e 18 de Março, a IX edição das Jornadas de Engenharia Biológica (JEB) agitou o Centro de Congressos do Técnico.
Partindo do tema “Inspiração no Passado, para inovar no Futuro”, os alunos de Engenharia Biológica iniciaram uma viagem no tempo que se iniciou com “As Origens” – primeiro painel – onde a história desta área e deste curso, foi contada por quem a viveu activamente.
A partir deste ponto, a viagem passou por todas as áreas mais relevantes em Engenharia Biológica, nomeadamente Indústria Farmacêutica, Tecnologia Ambiental, Indústria Alimentar, Bioenergias e Sustentabilidade, Bioinformática e Investigação. Para abordar cada um destes campos, contaram com a presença de alguns dos mais reconhecidos docentes desta instituição.
O dia 19 de Março trouxe consigo uma novidade desta edição: no átrio do Pavilhão Central, decorreu um dia inteiro de workshops. A entrada do mercado de trabalho foi o tema principal destas sessões, através da divulgação e do melhoramento de algumas ferramentas úteis neste campo, como o CV, a carta de motivação, a entrevista, o talento, a mobilidade internacional, o linkedin e as redes sociais.
Como já é tradição das JEB, realizaram-se ainda visitas de estudo técnicas ao longo da semana, para promover o contacto directo com a indústria, o laboratório e a empresa. Nesta edição, as visitas decorreram na Iberol, no Laboratório de Bioengenharia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa do Taguspark, na Atral Cipan e na Hovione.
Para Inês Godet, coordenadora das Jornadas, o balanço final é muito positivo: “A adesão verificada foi agradavelmente superior ao esperado, e o feedback que temos recebido está a ser completamente recompensador.””A importância deste evento prende-se muito com o facto de ser a maior oportunidade de os alunos deste curso conhecerem o panorama real da área, o que os pode orientar nas suas escolhas ainda no Técnico. Por outro lado, para os alunos que participam na organização das JEB, é um contributo para fortalecer as suas soft skills, no sentido em que lhe é exigido algum nível de comunicação e de responsabilidade.”[:]