Valores Próprios

[:pt]Jornadas de Engenharia dos Materiais encerram a semana[:]

[:pt]As JEMat – Jornadas de Engenharia dos Materiais 2013, começaram, esta sexta-feira, com a tradicional Sessão de Abertura, onde estiveram presentes vários professores do Instituto Superior Técnico que felicitaram a iniciativa e lembraram a importância que a organização de Jornadas deste género tem “no desenvolvimento de softskills e networking”, nas palavras do professor Rogério Colaço.

Além do membro do Conselho de Gestão para os Assuntos Académicos, estiveram também presentes os professores João Bordado, Fátima Vaz, Francisco Lemos e Hélder Rodrigues, além da coordenadora do Colégio Regional de Engenharia de Materiais do Sul, Prof.ª Patrícia Carvalho.

Depois da Sessão de Abertura, o primeiro painel destas Jornadas foi dedicado ao tema ‘A Engenharia de Materiais nas Empresas’: Cesaltina Martins, da OGMA, foi a primeira a falar sobre a sua experiência, na área da manutenção de dispostivos e na construção aérea.

Para a Coordenadora de Engenharia de Materiais, esta área é fundamental para a normal atividade de muitos segmentos da empresa. “As pessoas licenciadas em Engenharia dos Materiais estão espalhadas por diversas áreas: projetos e modificações, engenharia de produto e qualidade, por exemplo”, exemplificou.

Como representante da ALSTOM Portugal esteve presente Ana Bernardo, que falou das diversas valências que um engenheiro de materiais tem e que lhe permite atuar em diversas áreas. Depois de uma breve apresentação sobre o seu trabalho na empresa, onde é Engenheira de Qualidade, falou sobre o seu percurso profissional após a formação no Instituto Superior Técnico. “Esta é uma engenharia de excelência”, considerou.

O último convidado da sessão foi Rodrigo Santos, Técnico de Qualidade da Cimpor, que falou do seu percurso profissional no último ano e meio. Com uma apresentação bastante técnica, onde falou sobre o trabalho de avaliação dos materiais, lembrou que esta engenharia se caracteriza pela sua versatilidade.

“Um engenheiro de materiais é definido pela sua versatilidade. Acho que todas as empresas precisam de um engenheiro de materiais: temos capacidades que nenhum outro tipo de engenheiros tem”, brincou.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.