[:pt]Jornadas do Ambiente discutem Água e Turismo[:]
Começou esta terça-feira a V Edição das Jornadas de Engenharia do Ambiente, que decorrem até dia 20 e contam com painéis sobre água e turismo, sob o lema “Inovação… o caminho para a Sustentabilidade”.
A sessão de abertura, que contou com a presença do presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, e da coordenadora do mestrado integrado em Engenharia do Ambiente, professora Maria do Rosário Partidário, decorreu no auditório do Centro de Congressos do IST, bem composto logo às nove da manhã.
“É um prazer estar aqui, entre os alunos”, começou por dizer o presidente. “Acho que estas iniciativas têm especial interesse porque obrigam os estudantes a sair do seu dia a dia de aulas, exames e trabalhos e a organizar um evento em todas as suas componentes, e a estabelecer contactos com pessoas do exterior”, continuou.
“Este deve ser também um fórum para pessoas se reencontrarem e estabelecerem contactos, ligações, e até para criarem novos projetos comuns: um fórum de intercâmbio de ideias.”
Já a coordenadora do curso de Engenharia do Ambiente fez questão de lembrar que ‘inovação’ e ‘sustentabilidade’ são palavras-cliché, que se tornaram “vulgares” e “banais”, e que carecem de um conteúdo: “Escolhem sempre temas que estão na crista da onda, mas têm que dar conteúdo a estas palavras que estão a tornar-se cada vez mais banais”.
Aproveitando um auditório com muitos alunos de Engenharia do Ambiente, a professora anunciou ainda que a comissão do curso está neste momento “a trabalhar numa revisão do currículo”, que tem como objetivos “dar uma identidade mais forte à Engenharia do Ambiente do Técnico” e “aumentar a interligação das várias disciplinas, mais básicas e mais especializadas, que fazem parte do currículo”.
“Temos a obrigação de fazer deste curso, que o Técnico considera uma aposta estratégica, exatamente isso. Temos que corresponder.”[:]