Valores Próprios

[:pt]Laboratórios Abertos do DBE mostram a Bioengenharia aos mais novos[:]

[:pt]LabAbertos DBE 2015

O Departamento de Bioengenharia (DBE) organizou, durante a semana passada, mais uma edição dos Laboratórios Abertos do DBE, dirigidos aos alunos do ensino secundário.

O professor Jorge Leitão foi o responsável por fazer uma breve apresentação do departamento e dos dois cursos que dirige, Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica. “Este é o departamento mais recente do Técnico mas cumpre as indicações da escola e dá grande ênfase ao ensino experimental. Temos vários laboratórios de ensino e de investigação”, explicou, antes de avançar com mais pormenores sobre os cursos.

“Alguns alunos vêm para Engenharia Biomédica e não percebem que se trata de engenharia, não de medicina. Vocês não saem daqui para tratar doentes, mas sim para criar software, instrumentos, tudo o que for necesário para auxiliar a ação médica”, lembrou o docente. Quanto à Engenharia Biológica, “trata-se da evolução de um ramo da Engenharia Química, com variadas saídas profissionais”.

Ao longo de uma hora, o professor tentou responder às questões levantadas pelos alunos, abordou o processo de Bolonha e a diferença entre licenciaturas e mestrados integrados, apresentando no final os representantes dos Núcleos de alunos de Engenharia Biomédica (NEBM) e de Engenharia Biológica (NEB).

Depois disso, os alunos foram encaminhados para vários laboratórios, onde pudera participar em pequenas demonstrações experimentais das áreas científicas de Ciências Biológicas, Bioengenharia, Bio-instrumentação, Biossinais e Imagiologia Biomédica, Biomecânica e Biomateriais, Células Estaminais e Medicina Regenerativa.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.