[:pt]Marketing Startup, ser a estrela da festa[:]
[:pt]O último Seminário de Inovação do Técnico contou com a presença de Pedro Janela, CEO do WYGroup, para abordar a temática do Marketing Digital, fundamental na divulgação de novos produtos e projetos.
Ao longo de mais de hora e meia, o ex-aluno do IST falou da melhor forma de promoção de novas empresas e produtos, com base num modelo a que chamou “Da alma à festa”. “Se tiverem uma boa alma, um bom corpo, uma boa roupa e uma boa conversa, vão ser a estrela da festa”, resumiu.
Para Pedro Janela, estes são os elementos fundamentais do marketing de um produto: a ‘alma’, que o torna único e diferente, o ‘corpo’ (a forma como interagimos com o produto, a sua usabilidade), o ‘nome’, “a coisa mais difícil de encontrar”, a ‘roupa’, a apresentação da identidade do produto, e finalmente a ‘conversa’, o modo como nos dirigimos aos clientes e o local onde o fazemos. “Os aspetos mais importantes do startup marketing, a alma e o corpo, não têm nada a ver com marketing”, fez questão de referir.
Apesar disso, não deixam de ser importantes as várias plataformas onde se faz a promoção de um produto (os locais de ‘conversa’), nomeadamente as digitais, que Pedro Janela divide em três grandes grupos: ‘own media’, os meios que a empresa controla diretamente, como o website, o e-mail da empresa e as páginas das redes sociais, ‘paid media’, os meios de publicidade na web que são pagos, como anúncios no Google ou Facebook e, finalmente, ‘earned media’, os mais difíceis de conseguir, mas também os mais importantes. Trata-se de, por exemplo, partilhas de anúncios nas redes sociais, que se tornam quase virais e têm um alcance muito maior do que as simples partilhas em páginas da empresa.
Com a promessa de oferecer ajuda no marketing dos produtos que fossem desenvolvidos pelos alunos presentes, Pedro Janela encerrou o ciclo de Seminários de Inovação deste ano, lembrando que o truque é “ser o primeiro ou ser diferente”.[:]