Valores Próprios

[:pt]Matemática no Verão[:]

[:pt]

Decorre até quarta-feira, 24 de julho, a 1.ª edição da Escola de Verão de Matemática, Estatística e Computação do Técnico, que pretende “ajudar” na escolha dos estudantes do secundário que gostam especialmente destas áreas.

Foram cerca de 20 os estudantes que terminaram o 11.º ou 12.º ano e responderam à chamada, vindos de todo o país, numa iniciativa que conta com a presença de diferentes professores e alumni da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, que propõem falar de matemática, das suas aplicações, saídas profissionais e investigação.

Cristina é uma delas: acabou o 12.º ano e, a dias de se candidatar ao Ensino Superior, decidiu vir “tirar as dúvidas”. À saída da apresentação sobre tratamento de dados e estatísica, “Ver para além da terceira dimensão”, da professora Conceição Amado, a jovem de Oeiras conta que soube do curso através do pai, professor no Instituto Superior de Agronomia – UTL.

“Quero estudar Engenharia Física e Tecnológica, aqui no Técnico”, diz de forma tímida, para logo depois esclarecer que ainda não tem “certezas”. “Não tinha as ideias perfeitamente consolidadas, gosto de Física mas também de Matemática, por isso decidi experimentar e tirar as dúvidas”.

Parece ter sido uma boa decisão: “Tenho estado a gostar bastante, e as minhas apresentações preferidas foram as primeiras, sobre Física!”. Ri-se enquanto vai dando a entender que, no próximo ano, será no mestrado de Física que a encontraremos.

“A Matemática e o Universo”, “A Matemática da física”, “A geometria escondida”, “Há filas de espera sem stress!”, “As matrizes por detrás do Google” ou “Máquina de calcular com duas cordas” foram apenas algumas das apresentações a que o grupo de estudantes teve direito. Depois destas, é a vez de serem eles a preparar um projeto e fazer uma apresentação, marcada para a manhã do último dia.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.