Valores Próprios

[:pt]Micropalestras para dar a conhecer a Engenharia Física e Tecnológica[:]

[:pt]MEFT___062

MEFT – A desafiar limites da Ciência e Tecnologia é o nome do programa que, durante dois dias, trouxe alunos do secundário e professores de Física até ao Técnico, para várias sessões onde a Engenharia Física e Tecnológica foi explicada nas mais variadas vertentes.

Através de sessões muito curtas, “Micropalestras sobre Supertemas”, vários professores e investigadores ligados ao Mestrado em Engenharia Física e Tecnológica (MEFT) e à Física em geral deram a conhecer uma vasta área de temas tratados nesta disciplina, com o objetivo de a dar a conhecer aos estudantes e, quem sabe, aliciá-los para integrarem o curso.

O professor Bruno Gonçalves, do Departamento de Física e presidente do IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, foi um dos oradores, numa palestra concorrida sobre Fusão Nuclear. “A fusão nuclear é parecida com o Homem Aranha 2, só que não é bem isso”, começou por brincar o docente, antes de avançar – rapidamente – para explicações mais técnicas.

Durante 15 minutos, os alunos ficaram a saber que a fusão nuclear é um processo difícil de reproduzir, que abrange diversas áreas da ciência – e não apenas da Física – e que está num processo de desenvolvimento rápido, em que vários investigadores portugueses estão envolvidos. “Esta é uma área em que têm a oportunidade de conhecer o mundo, de ter cinco minutos de fama… e de engolir alguns sapos”, refere o professor Bruno Gonçalves, enquanto mostra a fotografia de um almoço de trabalho na China.

Lasers ultra-intensos, nanotecnologia, teoria da relatividade geral, física por detrás do surf e buracos negros foram apenas alguns dos muitos temas em que os estudantes foram iniciados, em dois dias preenchidos que terminaram com com visitas a laboratórios ligados ao Técnico, e a observações solares com o apoio da ASTRO.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.