Valores Próprios

[:pt]”O país que nem os portugueses conhecem”[:]

[:pt]O último Seminário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do ano, realizado no passado dia 13 de dezembro, contou com a presença de Nicolau Santos para discutir o tema “Comunicação e Sociedade”.

O jornalista brindou a audiência com uma palestra a que chamou “Portugal Desconhecido” e em que realçou o papel dos profissionais da comunicação na construção do conhecimento que os portugueses têm do seu próprio país. “Vou falar-vos de um país que nem os portugueses conhecem”, começou por dizer.

Depois de fazer uma breve introdução à História e evolução sócio-económica recentes do País, Nicolau Santos deu exemplos sobre os grandes feitos nacionais que são desconhecidos do grande público: Portugal é líder mundial de transplantes de rins e fígado, foi o primeiro a abolir a pena de morte e tem produtos inovadores que lideram o mercado internacional, como o papel higiénico Renova. Além destes, há outros, mais reconhecidos, como os telemóveis pré-pagos, a rede de Multibanco e a famosa Via Verde.

Com os dados lançados, chegou ao ponto da questão: “as dificuldades em comunicar  levam ao desconhecimento do país”. É este problema que os profissionais da comunicação, nas suas áreas específicas e através de diferentes meios, devem resolver.

Para isso, é necessário facilitar o processo de comunicação dentro das sociedades, criar fluxos de informação. É necessário que a sociedade, as comunidades e as pessoas tenham “paciência e tempo” para falar com os jornalistas.[:]

Subscrever Feed de Notícias

Comments are closed.