[:pt]Pacheco Pereira e Louçã em debate sobre a crise[:]
[:pt]O Dia Antes do Fim (Margin Call), de J.C. Chandor, foi a obra escolhida para a terceira sessão do Ciclo de Cinema Americano, que desta vez trouxe Francisco Louçã e José Pacheco Pereira ao Instituto Superior Técnico para debater a crise económica e financeira.
Depois da exibição do filme, que nos narra 36 horas da vida de uma grande empresa de Wall Street a partir do momento em que os seus funcionários ‘descobrem’ a iminência da crise de 2008, os dois convidados (moderados pelo presidente do Técnico, Arlindo Oliveira) discutiram a situação que, nos últimos anos, tem assolado o país e o mundo.
Ao longo de mais de uma hora, e apesar de algumas exceções, Louçã e Pacheco Pereira mostraram-se de acordo sobre muitos dos aspetos tratados, sobretudo no que diz respeito ao perigo da utilização de produtos financeiros ficcionais (o “capital fictício”). De tal forma que o presidente do IST acabou por considerar “convergentes” as opiniões expressadas pelos dois no evento, que teve uma forte adesão do público.
No final, os dois ex-dirigentes partidários acabaram por abrir a porta a novo debate, expressando grande preocupação com a falta de autonomia do poder político face ao financeiro, que “emergiu ainda mais poderoso da crise”.
O “Cinema às Quartas no Técnico”, que decorre até dia 5 de dezembro, é promovido pela embaixada dos Estados Unidos da América e pelo IST, que desde junho de 2011 tem no seu campus um “American Corner”. Na próxima sessão, que tem lugar no dia 28 pelas 17 horas, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar, será exibido o filme Too Big To Fail, de Curtis Hanson.[:]